Com estreia marcada para a noite deste Halloween, Silent Hill: Ascension é um projeto ousado que promete abrir um novo capítulo para as experiências narrativas em games. A convite da Genvid, o The Enemy participou de uma prévia exclusiva da experiência, em que foi revelado que os jogadores poderão aparecer na série.

Disponível a partir das 22h (horário de Brasília) desta terça-feira (31), com localização de texto em português do Brasil, Ascension conta com ex-talentos da Telltale no comando de uma história inédita cujos acontecimentos estão nas mãos dos fãs. 

Imagem de Silent Hill Ascension
Genvid/Konami/Bad Robot Games/Behavior Interactive

Como aparecer em Silent Hill: Ascension

Recompensa de alto valor para os fãs, Silent Hill: Ascension contará com a participação dos fãs como personagens coadjuvantes da série. As vagas de “cameos” serão sorteadas diariamente e a participação é gratuita. 

Imagem de Silent Hill Ascension
Genvid/Konami/Bad Robot Games/Behavior Interactive

Para participar, os jogadores devem acessar o aplicativo ou navegador para customizar os personagens — bastante similares, em visual, aos de Dead By Daylight — e usar os Pontos de Influência para a inscrição no concurso. Os pontos são adquiridos ao participar das escolhas e atividades diárias. 

Caso consiga a chance de aparecer no próximo episódio, o jogador fará parte, de certa forma, do universo canônico de Silent Hill. Aliás, para a diversão dos fãs, os papéis são bastante variados, indo de vítimas dos monstros a membros do culto Fundação.

Imagem de Silent Hill Ascension
Genvid/Konami/Bad Robot Games/Behavior Interactive

"É uma série de TV e, por isso, precisamos de muitos personagens em tela”, explicou Jacob Navok, CEO da Genvid, ao The Enemy. “Talvez o seu personagem seja devorado por um monstro, talvez você seja um detetive ou um membro de um culto." 

"Se ganhar o sorteio — e os seus pontos são usados como ingresso, ou seja, a inscrição é gratuita —, você estará na série. Vamos renderizá-lo como um metahumano dentro da série, aparecendo também nos episódios semanais lançados para PlayStation", contou o executivo. 

Imagem de Silent Hill Ascension
Genvid/Konami/Bad Robot Games/Behavior Interactive

Trama e participação da Konami

Para se tornar realidade, Ascension contou com a produção da Genvid ao lado da Konami, Behavior Interactive e Bad Robot Games, de J.J. Abrams. 

Imagem de Silent Hill Ascension
Genvid/Konami/Bad Robot Games/Behavior Interactive

A escala do projeto é quase inacreditável, não apenas pela variedade de atividades adicionadas diariamente como também pela quantidade de conteúdo: a primeira temporada terá quatro meses de duração, com 20 a 25 minutos de material inédito diário. 

Navok estima cerca de mil de caminhos alternativos na série, que já tem uma segunda transmissão planejada. 

Imagem de Silent Hill Ascension
Genvid/Konami/Bad Robot Games/Behavior Interactive

Intitulada What If? (ou "e se?", em tradução livre), a segunda transmissão será como um New Game Plus, nas palavras do CEO da Genvid. A escolha da comunidade na primeira transmissão estará indisponível, sendo necessário escolher entre as alternativas restantes. 

O líder criativo da Genvid, Stephan Bugaj — ex-diretor criativo da Telltale Games — afirmou que a história será completamente inédita, mas não deixará de ter repercussões ainda não reveladas no universo da Konami.  

Silent Hill Ascension
Genvid/Konami/Bad Robot Games/Behavior Interactive

"Temos uma história inédita de Silent Hill", disse o diretor. "[Ascension] não é uma sequência ou prequela para qualquer uma das demais histórias e não teremos personagens anteriores da franquia, mas definitivamente estamos trabalhando com os temas e a lore que a Konami estabeleceu ao longo de décadas e construindo uma história que expande esse mundo." 

"Nunca houve um Silent Hill com múltiplos protagonistas e ambientado em dois locais geográficos ao mesmo tempo. E o que isso significa para a lore do universo é algo que trabalhamos com a Konami nos bastidores e um mistério que vocês terão de descobrir”, indicou Bugaj. 

Imagem de Silent Hill Ascension
Genvid/Konami/Bad Robot Games/Behavior Interactive

Puzzles diários e monetização

Rotulada como "série interativa", a experiência de Ascension tem como base elementos bastante familiares aos jogadores. 

Silent Hill Ascension
Genvid/Konami/Bad Robot Games/Behavior Interactive

Além das escolhas definidas por votação do público global, uma série de atividades serão disponibilizadas diariamente para que os jogadores acumulem pontos. Quanto mais pontos um jogador investir em uma escolha, maior influência ele terá no resultado. As atividades incluem quebra-cabeças, conquistas e momentos de gameplay ao vivo. 

De acordo com Navok, a primeira temporada contará com cerca de 1200 puzzles, sendo que alguns desbloqueiam lore e outros, bônus. Na demonstração foi revelado um quebra-cabeça de cofre bastante similar aos Silent Hills clássicos, em que o jogador possui um número determinado de rodadas para alterar o mecanismo e abrir a caixa.

Silent Hill Ascension
Genvid/Konami/Bad Robot Games/Behavior Interactive

Mais singular, porém, é a inclusão de atividades que afetam o estado mental dos protagonistas. Cada um deles terá um medidor de “esperança”, comprometido com acontecimentos ruins ao longo da série. 

Para melhorar o medidor e as chances de sobrevivência dos protagonistas, os jogadores poderão interagir com os “puzzles de consciência”, que consistem em hobbies de relaxamento. Por exemplo, há o puzzle de violão de Karl, em que é necessário dedilhar cordas no ritmo certo. Navok brinca que é como se fosse “um Guitar Hero de Silent Hill”, que conta com 30 temas clássicos dos jogos. 

Silent Hill Ascension
Genvid/Konami/Bad Robot Games/Behavior Interactive

Assim como outros títulos mobile, porém, Silent Hill: Ascension não está imune à monetização. A série incluirá um passe de temporada com puzzles exclusivos, opções de customização de personagem e stickers para interação no chat da transmissão. 

O CEO da Genvid enfatiza, porém, que “não há ‘paywal’” e que “todos os recursos principais são gratuitos”, incluindo a história completa e todas as decisões. Percebeu-se, porém, a inclusão de Pontos de Influência (IP) como recompensa do passe, o que parece, sim, oferecer vantagem aos jogadores pagantes. 

Silent Hill Ascension
Genvid/Konami/Bad Robot Games/Behavior Interactive

O futuro das séries interativas

A Genvid planeja um futuro de projetos como Silent Hill: Ascension. Jacob Navok menciona Borderlands: Echovision Live (2K, Gearbox) e DC Heroes United (Warner Bros.) como outras séries interativas do tipo já confirmadas. "Mas é só o começo, temos mais a caminho", cravou o diretor.

Tendo como base a interação da comunidade nos moldes da Twitch, Ascension surpreende pela ambição e complexidade. De fato, nada do tipo foi visto antes, e, caso tenha sucesso, a ambição dos criadores é fidelizar as novas gerações de jogadores e expandir Silent Hill para o público mais amplo possível.  

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Silent Hill: Ascension estreia em 31 de outubro às 22h do horário de Brasília. A série interativa terá localização para português do Brasil e pode ser acompanhada gratuitamente todos os dias por PC (navegador) e aplicativo, para Android e iOS. Pacotes semanais de episódios também serão disponibilizados para PS4 e PS5 via Sony Pictures Core app.


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