A Niantic Labs, desenvolvedora de Pokémon GO, suspendeu as operações de seus jogos na Rússia e Bielorrússia em resposta ao conflito ucraniano em andamento.

LEIA MAIS

Todos os aplicativos da Niantic foram retirados de suas respectivas lojas de aplicativos em ambos países, com a funcionalidade dos aplicativos já baixados desaparecendo em breve.

Os jogos afetados incluem Pokémon GO, Pikmin Bloom e o jogo original da companhia Ingress Prime.

A decisão vem em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, que provocou uma onda de condenação em todo o mundo. Inclusive, outras empresas de jogos também seguiram caminhos similares, como a Microsoft, Nintendo, CD Projekt Red, Sony, EA e outras.

A EA, por exemplo, removeu todas as seleções e ligas russas de seus jogos FIFA 22 e NHL 22. A Epic Games também excluiu a Rússia de campeonatos de seu mais popular game, Fortnite. A Epic Games anunciou, ao longo desta semana, que jogadores residentes na Rússia não podem mais participar de campeonatos com premiações em dinheiro do Fortnite. Eles estão impedidos de participar das próximas edições da Fortnite Champion Series (FNCS), Cash Cup e outros torneios, mas conseguem receber recompensas de cosméticos no battle royale.

A The Pokémon Company também demonstrou sua solidariedade ao povo ucraniano. A companhia anunciou a doação de US$200 mil dólares para a GlobalGiving, uma organização sem fins lucrativos que direciona o dinheiro para organizações que ajudarão crianças e famílias afetadas pela guerra.

Se quiser saber mais sobre como algumas empresas gigantes dos jogos se posicionaram contra a Rússia e Bielorrússia, removendo conteúdo, interrompendo vendas e etc, confira essa lista que o The Enemy fez.