A Microsoft e o estúdo Mojang anunciou nesta terça (5) que Minecraft Earth, o ambicioso jogo de realidade aumentada com construção de estruturas em blocos no mundo real, deixará de funcionar oficialmente em 30 de junho.

O motivo, segundo a produtora, deve-se à quarentena e distanciamento social causados pela pandemia de COVID-19.

"Minecraft Earth foi desenvolvido na ideia de movimentação livre e jogatina colaborativa – duas coisas que se tornaram quase impossíveis na atual situação global", diz o comunicado do estúdio. "Como resultado, fizemos a difícil decisão de realocar nossos recursos para outras áreas que tragam valor à comunidade Minecraft e encerrar nosso suporte para Minecraft Earth em junho de 2021."

O game recebeu sua última atualização nesta terça, que traz diversos ajustes para tornar a experiência nos últimos meses "o mais divertida possível", incluindo não só a remoção de transação de dinheiro real, como também custos de rubis, redução no tempo de criação e construção de itens, etc.

Em 30 de junho, todo o conteúdo e suporte de Minecraft Earth serão descontinuados, e os dados restantes do game serão deletados em 1º. de julho.

Jogadores com rubis restantes no game poderão convertê-los em Minecoins e usados no Marketplace para compra de mapas e itens do jogo. Além disso, quem gastou dinheiro real ganhará uma cópia de Minecraft (versão Bedrock).

Revelado em maio de 2019, Minecraft Earth é um jogo mobile que utiliza a tecnologia de realidade aumentada (vista em games como Pokémon GO) para permitir a construção de estruturas com os elementos do Minecraft clássico, além de adaptar diversas das mecânicas e elementos de jogabilidade do icônico título da Mojang.

Anteriormente, The Enemy teve a chance de testar o game, e é possível conferir nossas impressões abaixo: