Revelado oficialmente pela empresa nesta terça-feira (05), a nova plataforma móvel Snapdragon 845 finalmente teve suas principais novas tecnologias embarcadas detalhadas pela fabricante Qualcomm durante a Snapdragon Tech Summit, que acontece no Havaí.

Como é esperado de qualquer nova geração de plataformas móveis, o Snapdragon 845 traz melhores capacidades de processamento de dados e eficiência energética, garantidos por novos componentes como a GPU Adreno 630 e a CPU Kryo 385.

Mas o novo SoC promete ir bem além dos ganhos numéricos, trazendo novas capacidades que poderão ser alavancadas por fabricantes de dispositivos móveis por conta de novos recursos hardware e software que podem ser divididos em cinco pilares: imersão, inteligência artificial, segurança, conectividade e performance.

Já confirmado no próximo flagship da chinesa Xiaomi e ventilado em rumores que apontam para sua chegada com os próximos smartphones de topo de linha da Samsung, o Snapdragon 845 deve dar as caras já nos primeiros meses do ano que vem.

Reprodução/Qualcomm

Imersão

Focado nas capacidades de produção e consumo de conteúdo, o pilar da Imersão dá conta dos recursos possibilitados pelo novo pelo processador de imagem (IPS) Spectra 280, que promete trazer capacidades cinematográficas de captura de vídeo e fotos aos dispositivos carregados com o 845.

Na prática, isso permitirá ao chip produzir vídeos em Ultra HD Premium a até 60 quadros por segundo, além de vídeos em slow motion de até 480 fps em 720p HDR10.

No departamento de fotos, a empresa tem espera que o alcance e volume maiores de cores trará ainda mais realismo às imagens produzidas no 845, com a ambição de ultrapassar pela primeira vez a barreira dos 100 pontos no ranking da DXOMark.

O sistema também evolui as capacidades de reprodução de conteúdo em realidade virtual e aumentada – que a Qualcomm resolveu agora chamar de “realidade expandida” –, suportando até dois displays com resolução de 2K a 120 fps e processamento ainda mais realista de imagens virtuais.

Inteligência Artificial

Uma das tendências mais ativas da indústria de tecnologia, os sistemas de inteligência artificial da Qualcomm chegam a terceira geração no Snapdragon 845, com processamento mais ágil de dados em redes neurais.

Segundo a fabricante, o novo chip tem uma performance três vezes maior à do Snapdragon 835 quando o assunto é o processamento de informações em IA, o que deverá melhorar a performance de assistentes AI em dispositivos móveis com o chip, incluindo interações mais naturais de voz, além de processamento de imagens, vídeos e jogos em VR.

Segurança

Pela primeira vez, a plataforma Snapdragon 845 traz uma nova arquitetura que adiciona uma terceira camada de segurança aos dados processados no chip, através da unidade de processamento de segurança (SPU).

Com sua própria memória, processamento e engine de criptografia internos, o componente é descrito como uma "ilha de segurança" dentro do chip, isolada do restante do chip para o armazenamento e processamento de informações sensíveis.

Segundo a Qualcomm, a SPU será usada para o processamento de informações como dados biométricos – incluindo digital, íris, voz ou dados para reconhecimento facial –, além de informações confidenciais como senhas, dados para pagamentos móveis e informações de cartões SIM.

Conectividade

O Snapdragon 845 trará a segunda geração da capacidade de conexão móvel Gigabit LTE, através do modem X20 LTE.

Na prática, o modem é capaz de fornecer velocidades até 20% superiores de download e upload aos dispositivos carregados com o 845, de até 1,2 Gbps – o suficiente para baixar um filme de 3 GB em menos de três minutos.

Os ganhos de velocidade em relação a oferecida pelo modem X16 ficam por conta da agregação de banda de 5x em espectro licenciado e não licenciado.

Performance e energia

Como esperado em uma nova geração de processadores, o Snapdragon 845 trará novas arquiteturas que otimizam o consumo de bateria e deve trazer até 30% de redução no consumo de bateria em relação à geração anterior do chip.

A GPU Adreno 630 e a CPU Kryo 385 também prometem até 25% de ganhos de performance em jogos e processamento de aplicações, incluindo melhorias para captura de vídeo e experiências em VR.

No setor de baterias, o chip contém a nova versão da tecnologia proprietária de carregamento rápido Qualcomm QuickCharge. Em sua quarta geração, o sistema permitirá agora recarregar baterias de zero a 50% em apenas 15 minutos de carga.