Lançado em novembro de 2004 no PS2 e em junho do ano seguinte para o PC e Xbox, Grand Theft Auto: San Andreas é um dos jogos mais ambiciosos da sua geração e da própria Rockstar Games, ainda sendo considerado por muitos um dos pontos altos da franquia.

A saga de Carl Johnson e seus companheiros marcou época por sua história e mundo envolventes (e bizarros), cheio de ambientes diferentes e atividades variadas à disposição do jogador.

Muitas das ideias do jogo voltaram a ser implementadas nos jogos futuros da série, seja logo com GTA IV ou voltando apenas mais recentemente com GTA Online (caças, jetpacks e cassinos, por exemplo).

Ainda assim, há alguns conceitos que poderiam ser reaproveitados em um novo jogo da série, particularmente se a Rockstar adotar o modelo de lançá-lo por partes.

Confira abaixo o que mais a Rockstar pode reaprender com GTA: San Andreas - e não, Hot Coffee não está na lista.

Ganho e perda de peso

gta-san-andreas-peso

Uma das mecânicas secundárias que mais chamou a atenção do público no lançamento original (para bem e para mal), em San Andreas era possível mudar radicalmente o visual de CJ, não só em termos de roupas como também em seu próprio biotipo, dependendo dos hábitos alimentares do jogador.

Durante o curso do jogo, CJ pode tornar-se uma montanha de músculos ou ficar obeso, e isso se refletia no próprio gameplay, podendo ficar menos ágil, forte e resistente dependendo do que comia e suas atividades.

A mecânica nunca voltou a GTA, mas apareceu mais recentemente em Red Dead Redemption 2, com o visual de Arthur Morgan podendo mudar comendo pouco ou muito, embora não de forma tão extrema quanto CJ.

Sendo assim, é bem possível que este elemento volte de alguma forma para um novo jogo da franquia.

Reddit/Reprodução

Guerra de gangues

Na primeira parte do jogo, assim como sua seção final em Los Santos, a guerra entre gangues é uma parte significativa de GTA: San Andreas, com CJ e seu irmão Sweet tentando trazer a organização Grove Street Families a sua antiga glória.

Ao tomar os territórios de rivais, o jogador forma uma área própria dominada pela GSF, atacando ou defendendo-a de ações dos Ballas ou Vagos.

A mecânica se encaixava na estética do jogo, refletindo a rivalidade entre Bloods e Crips que tomaram o imaginário do público nos anos 1980 e 1990 em Los Angeles, mas pode ser retrabalhada e recontextualizada para outro game.

GTA Wiki/Reprodução

Companheiros recrutáveis

Relacionado à mecânica de guerra de gangues, em seus territórios CJ poderia encontrar e recrutar membros da Groove Street Families para acompanhá-lo em suas viagens e ajudando a tocar o terror sempre que possível.

(Curiosamente, esta e, a sua forma, a mecânica acima são pilares centrais de outra série de mundo aberto posterior, Saints Row)

GTA V tem algo neste sentido com os capangas que podem ser contratados para os grandes assaltos do jogo, e os círculos de amigos podem ser vistas como uma evolução desta ideia.

Ainda assim, há algo de diferente em dar umas voltas livremente com outros membros da sua equipe, e algo que pode ser retrabalhado para um novo jogo da série.

GTA Wiki/Reprodução

Estilos de luta

Ao visitar as diferentes academias espalhadas por San Andreas, CJ tem a chance de aprender diferentes estilos de luta marcial, de boxe tradicional a kung fu até muay thai.

(Curiosamente, como no exemplo acima, mudanças de estilo de combate também são parte significativa de outra série de mundo aberto, Yakuza, embora da sua própria forma)

Para dar uma variedade a quem gosta de se garantir na porrada, seria interessante ver o retorno de diferentes formas de combate ao game.

GTA Wiki/Reprodução

Várias cidades grandes

O mapa de GTA San Andreas era impressionante na época, não só por seu tamanho como com o que foi incluído nele, composto por três grandes cidades centrais e pequenos vilarejos e cidadezinhas menores em outros pontos do mundo.

Desde então a Rockstar criou vários mapas maiores do que San Andreas, mas a presença de Los Santos, San Fierro e Las Venturas, assim como a identidade visual delas e seus arredores, continua único do jogo de 2004/2005.

Caso o novo GTA seja lançado em partes para reduzir o crunch por parte dos desenvolvedores, não custa imaginar que a Rockstar pode incluir cidades diferentes ao jogo com o tempo, tornando o mapa mais rico e variado com o tempo.

h7opolo/Reprodução