O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)João Rezende, colocou parte da culpa na limitação da banda larga fixa no Brasil em quem joga online. "Tem gente que adora, fica jogando o tempo inteiro e isso gasta um volume de banda muito grande", afirmou Rezende em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (19). Confira no vídeo abaixo (via Portal Vox):

"É evidente que algum tipo de equilíbrio há de se ter porque, senão, nós teremos o consumidor que consome menos pagando por aqueles que estão consumindo mais. É essa questão da propaganda, do ilimitado e do infinito que é um negócio que acabou desacostumando o usuário", disse o presidente da Anatel.

Em nosso levantamento sobre como a limitação do uso de internet pelas operadoras pode afetar a vida dos jogadores, jogar online é uma das atividades relacionadas a videogame que menos gasta banda de internet - saiba mais.

Na coletiva, Rezende reafirmou a posição da agência, que autorizou a decisão das operadoras de adotar sistemas de franquia para a banda larga fixa, nos quais o usuário que excede seu plano de dados ao navegador deveria ter que pagar um valor adicional ou ter a velocidade de sua internet reduzida, ou até mesmo cortada.

A Anatel, entretanto, proibiu que as operadoras punam usuários por exceder o limite de uso pelos próximos 90 dias e exigiu que elas informem, com clareza, quanto cada usuário já consumiu do seu pacote de internet antes de impor restrições.