Anunciada durante a E3 2017, a plataforma de mods pagos da Bethesda, Creation Club, chegou oficialmente nesta segunda-feira (28). A ferramenta trará conteúdo curado pela Bethesda e desenvolvido por funcionários da própria empresa e por criadores terceiros.

Fallout 4 será o primeiro jogo a receber o suporte à plataforma. A versão de PC do jogo já foi suportada desde ontem, mas jogadores do PlayStation 4 e Xbox One devem recebê-la a partir desta terça-feira (29). Skyrim Special Edition receberá a plataforma a partir do mês que vem.

Entre os itens disponíveis estão o traje espacial de Morgan Yu, de Prey, e uma série de novas Power Armors estilizadas.

A justificativa da Bethesda para a implementação de itens pagos dentro de Fallout 4 e Skyrim é que o controle de qualidade feito no conteúdo garantirá que eles funcionem perfeitamente com os jogos – diferentemente de mods gratuitos, que podem interferir com sistemas dos games.

Desnecessário dizer, a comunidade de jogadores não tem aceitado bem a ideia: na página de anúncio da ferramenta no Steam, muitos dos comentários de jogadores direcionados à Bethesda não são nada positivos.

A boa notícia, no entanto, é que o Creation Club não deverá interferir com mods normais e gratuitos já desenvolvido pela comunidade de ambos jogos.