Uma das maiores lendas da história do cenário feminino de jogos FPS, zAAz, anunciou sua aposentadoria. A decisão da jogadora, que é metade libanesa e metade sueca, foi tomada na última quinta-feira (19), pouco antes dela completar 31 anos de idade.

Leia mais:

A agora ex-atleta joga desde os 11 anos e sempre mostrou aptião para jogos de tiro. Ela começou no Counter-Strike 1.5, passou pelo CS 1.6Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e mais recentemente o VALORANT. Durante esta longa caminhada, conquistou incontáveis títulos na cena feminina e tornou-se uma das maiores referências do mundo.

Por falar em currículo, algumas das competições de nível europeu e até mundial que ela conquistou foram: DreamHack, ESWC, Copenhagen Games, GameGune, Intel Challenge, StarLadder Female Stars Championship, ESU Masters e mais - a maioria mais de uma vez.

Mais recentemente ela também vinha dominando o cenário feminino de VALORANT europeu com a G2. Junta de suas companheiras, ela venceu as três últimas etapas do Game Changers - circuito oficial da Riot Games -, sendo a última em oito de maio, para encerrar sua carreira com chave de ouro.

G2/Reprodução

Veja um pouco do que zAAz disse em sua carta de despedida para os fãs:

"É hora de dizer adeus aos jogos competitivos. Esta foi uma das decisões mais difíceis que já tomei, mas é hora de seguir em frente e definir novas metas a serem alcançadas. Terminar minha carreira com uma vitória e isso significou MUITO para mim. Cheguei a 20 anos jogando com muitos troféus levantados - de CS 1.5 para o CS 1.6, depois CS:GO e finalizando no VALORANT. Tenho orgulho de mim e mereço me chamar de lenda.

Eu tinha 11 anos quando comecei a jogar. Mesmo naquela idade eu já sabia que o que eu queria, que era me tornar a melhor internacionalmente. Não tem sido um caminho fácil, mas isso não importa. O que importa é o que eu fiz, que alcancei meu objetivo e que valeu a pena tudo o que sacrifiquei - cada lágrima e suor.

Conquistei muito na minha carreira e aprendi muito com os esports. Fiz tantos amigos novos pelo mundo, vi tantos países, ganhei tanta experiência e tudo graças aos esports. Além disso, me sinto muito feliz por ser uma inspiração para outras jovens. Realmente aquece meu coração."

Além de relembrar de tudo o que passou na carreira, a ex-jogadora também afirmou que não abandonará os esports: "Não me vejo trabalhando com qualquer outra coisa", disse.

"Vou começar a trabalhar em Malmo, na Suécia, com a educação de jovens/jogadores, dentro dos esports, mais especificamente no Counter-Strike e VALORANT, passando minha experiência a eles. Encontrar novos talentos será minha nova missão. Este sempre foi o meu sonho do que fazer após a minha aposentadoria [como atleta]. Não consigo me ver trabalhando com outra coisa que não seja esport. O esporte é minha paixão e sempre será", contou zAAz.

Ao mesmo tempo em que pensa na nova geração, a G2 Esports tratou de fazer o mesmo. A nova substituta de zAAz na equipe feminina de VALORANT será Mary, que estreará no Tier 1 feminino com apenas 16 anos de idade. A nova integrante jogará sob a tutela de outras lendas da cena feminina, como mimimi, Petra e a praticamente inseparável companheiro de zAAz, juliano, além de Glance.