O Prêmio eSports Brasil está cheio de novidades para 2021. A mais nova delas foi o lançamento de duas categorias femininas. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira (5), pelas redes sociais.

As novas categorias lançadas são "Atleta Revelação Feminina" e "Melhor Atleta Feminina". A novidade veio juntamente de um vídeo promocional, confira:

Este é o terceiro anúncio importante do Prêmio eSports Brasil dentro de poucos dias. Além da criação das categorias femininas, também foi revelado o fim da categoria de Overwatch por conta da decadência brusca do ecossistema profissional do jogo no Brasil e também o nascimento da de VALORANT com a ascensão meteórica desde o nascimento do game até agora.

Tudo isso mostra que o prêmio está ligado nas mudanças e evolução do cenário nacional. A própria cena feminina tem ganhado cada vez mais força, especialmente no FPS, com as atletas do Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), VALORANT e Rainbow Six: Siege (R6). Fora isso, há vários outros jogos em que as mulheres se destacam até mesmo na cena mista, como é o caso do Free Fire, em que a Equipe X subiu para a Série A com três jogadoras no elenco.

As categorias femininas vem para dar ainda mais voz às mulheres em um cenário que luta muito neste sentido, mas ainda é pouco inclusivo. Antes mesmo destas categorias existirem, já vimos muitas personalidades femininas levantando este troféu, como foi o caso de Ana Xisdê, CamilotaXP, Cherrygumms com a Black Dragons e mais.

Ainda assim, em alguns casos, como o de Cherna, ser indicada ao prêmio deveria ser uma grande conquista na carreira, mas na verdade tornou-se um pesadelo. A jogadora não tinha qualquer poder de decisão sobre o prêmio, foi indicada porque os jurados especialistas achavam que ela merecia e mesmo assim foi muito atacada na internet, a ponto de ter que abandonar as redes sociais por alguns dias.