Observando os recentes resultados obtidos pelo Fluxo de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), parece que a equipe finalmente começou a encaixar. Após um início devagar e até uma grande decepção, a line-up milionária engrenou e tornou-se uma verdadeira máquina de vitórias, conquistando torneios sul-americanos e vagas internacionais.

LEIA MAIS:

Fluxo congestionado

A caminhada do Fluxo no CS:GO teve início oficialmente em 9 de agosto, quando a organização realizou uma coletiva de imprensa presencial para comunicar a entrada na modalidade e apresentar seus atletas aos jornalistas e ao público - este acompanhando tudo de casa, via transmissão online.

Durante a ocasião, Renan Philip, que é Diretor do Fluxo, confirmou que a chegada do clube no CS:GO precisou de um alto investimento e cerca de R$ 2,5 milhões foram gastos na contratação dos jogadores. O valor monetário, pouco comentado pelas organizações em geral, adicionou um certo peso a mais - ao menos por parte dos fãs e curiosos - para que resultados fossem conquistados de maneiras mais rápida possível.

Em um primeiro momento, até foi... O primeiro desafio do Fluxo foi o Flow FiReLEAGUE Brazil 2022. Por lá, o elenco foi bem ao conseguir uma vaga pela seletiva aberta e fez uma campanha "OK" no campeonato principal. O time ficou na terceira colocação, mas o objetivo principal que era conseguir uma das três vagas na FiReLEAGUE Latin Power Fall 2022 foi cumprido.

Depois disso, aconteceu a grande decepção da equipe na temporada. Mesmo recém-montado, o elenco era tido como um dos favoritos a conquistar uma das vagas no RMR das Américas - até mesmo pelo fato de terem três chances para isso nas três classificatórias abertas realizadas.

A sonhada vaga não veio e o Fluxo bateu na trave por duas vezes seguidas - uma contra a 00Nation e outra contra O Plano. No terceiro open qualifier o resultado foi ainda pior e eles caíram relativamente longe dos jogos de classificação, em um atropelo da ODDIK por 16 a 4.

Algumas críticas vieram na sequência e parte dos que acompanham esperavam que o projeto poderia demorar para engrenar, mas não foi o que aconteceu...

Fluxo liberado

Desde a decepção do RMR, o Fluxo varreu o cenário sul-americano de CS:GO. Começando pelo CCT South America Series 1, dois dias após o Open do RMR, em que foi campeão com direito a paiN como janta, em placares elásticos de 16 a 6 na Ancient e 16 a 8 na Inferno. A vitória surpreendeu, pois a própria paiN teve um início avassalador com a nova line-up.

Com a primeira grande vitória sacramentada, a porteira abriu para o Fluxo, que papou duas vagas internacionais seguidas: uma na ESL Challenger Rotterdam 2022 após vencer a Paquetá por 2 a 0 na final e outra na BLAST Premier Fall Showdown 2022, por superar a 9z Team também em 2 a 0.

Isso tudo sem contar os títulos do CCT South America Series 2 e KaBuM! Challenge Especial Gaules 2, capitalizados posteriormente. Durante este caminho, derrotaram times fortes como paiN, Corinthians, Isurus, Paquetá, ODDIK, Daotsu, 9z, O Plano, Sharks...

Na HLTV, que não conta exatamente todos os confrontos, mas dá uma boa ideia dos mais importantes, os cinco jogadores do Fluxo possuem Ratings e K/D bem positivos, em 62 mapas contabilizados. Falando dos mapas, a Ancient é o único com uma porcentagem baixa, porém todos os demais possuem aproveitamento de 70% ou mais.

Imagem: HLTV/Reprodução
Imagem: HLTV/Reprodução

Segue o Fluxo?

Como dito anteriormente, a line-up do Fluxo começou a encaixar. Já são vários campeonatos e vagas conquistadas e uma boa amostra do quão grande é o potencial dos novos contratados da casa. Mas, o futuro reserva desafios ainda maiores e a prova de fogo da equipe começa mesmo é na Europa.

Por mais que a caminhada comece crescendo na América do Sul, o investimento de cerca de R$ 2,5 milhões não foi feito apenas para "vitórias caseiras". É óbvio que tanto a diretoria do Fluxo quanto os jogadores, esperam e querem mais. Carregar o nome da organização internacionalmente, como um dos grandes representantes brasileiros, é o principal objetivo.

E este caminho mais tortuoso começa a ser trilhado já. A Rotterdam 2022 ocorre entre 14 e 16 de outubro, oferecendo apenas uma vaga na ESL Pro League Conference Season 17Já entre 19 e 23 de outubro, acontece a BLAST Premier Fall Showdown 2022, com uma vaga para as Américas na etapa Fall Finals do campeonato.

Estes serão os primeiros passos internacionais do Fluxo. Por isso, é difícil saber exatamente o que esperar deles. Mas, devido aos últimos resultados e sabendo que podem evoluir ainda mais com um bootcamp na Europa, eu não esperaria pouco da equipe brasileira.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em TwitchTwitterFacebookTikTok e no Google News.