Os Majors de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) são os torneios mais importantes da modalidade. Eles são os únicos com apoio da desenvolvedora do jogo, a Valve, e por isso conquistá-los se tornou o sonho de todo jogador profissional. Com o PGL Major Antwerp 2022 se aproximando, trouxemos 10 curiosidades sobre os Majors, que talvez você não sabia.

Leia mais:

Quantos foram

O primeiro Major da história foi a DreamHack Winter 2013. Desde então, aconteceram 16 Majors e o PGL Major Antwerp 2022 será o 17º. Para o azar dos brasileirinhos, em toda a história, o único anunciado e que não aconteceu foi o do Brasil, no Rio de Janeiro, por conta da pandemia de Covid-19.

Os maiores vencedores

Disputar um Major já não é para qualquer um. O que dirá ser campeão. Ainda assim, existem algumas equipes e jogadores que crescem neste tipo de campeonato e acabam se sobressaindo.

É o caso da Astralis, por exemplo, que é a única organização tetracampeã de Major. Ao mesmo tempo, é também o caso de dev1ce, dupreeh, Xyp9x e gla1ve, que estavam presentes nessas quatro ocasiões e são os jogadores com mais títulos de Majors.

HLTV/Reprodução

Os maiores vices

Da mesma forma que existem os grandes campeões, existem aqueles que merecem todo o mérito por chegarem na grande final, mas lá não conseguem levar a melhor como fizeram durante todo o campeonato.

Nas cinco primeiras edições, a Ninjas in Pyjamas disputou a grande final de todas. No entanto, só venceu a ESL One Cologne 2014 e amargou quatro vice-campeonatos, tornando-se a organização com mais vices em Majors. Consequentemente, GeT_RiGhT, f0rest, Xizt e friberg estavam em todos esses vices e são os pro players que mais acumularam vices na história.

O maior MVP

Somente dois jogadores na história do CS:GO conquistaram mais de um MPV de Major. Foram eles: Coldzera e Dev1ce, com dois MVP’s cada. Em Antwerp, nenhum dos dois estará presente, o que quer dizer que este número não pode ser superado.

Ainda assim, há outros dois jogadores que já foram MVP de Major e podem igualar este feito: S1mple e magisk.

HLTV/Reprodução

Quem estava em todos

A Natus Vincere pode facilmente ser considerada uma das organizações mais tradicionais do CS:GO. Com três vices e um título na conta, eles são o único time da história que participaram de todas as edições do Major.

No caso dos jogadores, dupreeh, Xyp9x, dev1ce, shox e olofmeister é o quinteto que participou de todos os Majors até hoje. A seleta lista, no entanto, ficará ainda mais curta em Antwerp, já que dev1ce e olofmeister não disputarão a competição. Dupreeh, Xyp9x e shox, por outro lado, estão garantidos por lá.

O brasileiro que mais disputou

Considerado o maior ídolo do CS:GO brasileiro e talvez até do esporte eletrônico nacional, FalleN é o brasileiro que mais jogou Majors. Foram 12 no total, sendo o de Antwerp o seu 13º na carreira.

Desde que se classificou para o ESL One Katowice 2015, seu primeiro Major, o Verdadeiro tomou gosto pela coisa e nunca mais ficou fora de um.

Reprodução

O país que mais levou jogadores a uma edição de Major

Não seria nada estranho afirmar que Brasil e Suécia são os países do Counter-Strike. Isso fica ainda mais claro quando observamos duas edições de Major especificamente: DreamHack Winter 2013 e PGL Major Stockholm 2021. Foram nesses dois eventos que Suécia e Brasil bateram o recorde, respectivamente, de quantidade de atletas no mesmo Major - ambos com 21.

A maior audiência

A grande final entre Natus Vincere e G2 Esports, no PGL Major Stockholm 2021, ficou marcada como a maior audiência da história do CS:GO. Na ocasião, foram registrados 2.559.841 espectadores simultâneos assistindo ao espetáculo.

Fora o duelo a parte entre s1mple e NiKo, que são considerados dois dos maiores jogadores da história do CS:GO e nunca tinham vencido um Major, o que mais atraiu o público nesta edição foi o fato da modalidade ficar sem nenhuma edição de Major entre setembro de 2019 e outubro de 2021, por conta da pandemia. O público estava morrendo de saudades e deixou isso claro nos números.

HLTV/Reprodução

A empresa que mais organizou Major

A ESL é uma das organizadoras de campeonato mais respeitadas do mundo e também uma especialista em Major. No currículo da empresa existem seis edições de Major organizadas e por pouco não foram sete, já que o do Brasil seria organizado por eles.

O país do CS:GO nunca recebeu um Major de CS:GO

Falamos anteriormente que o Brasil pode ser considerado o país do CS:GO. Porém, nem mesmo este fato foi capaz de trazer um Major até aqui. E nem aos nossos vizinhos, na América do Sul.

Todas as edições de Major até hoje nunca saíram do eixo Europa-Estados Unidos. Foram 14 edições europeias em seis países diferentes - contando com o da Bélgica - e três nos EUA.

Esta realidade ficou extremamente perto de mudar em 2020, quando foi anunciado o ESL One Rio 2020. Mas a pandemia de Covid-19 estragou este plano, como tantos outros.

Ainda assim, as esperanças dos brasileirinhos e hermanos vizinhos permanecem intactas. A ESL afirmou que ainda tem planos de realizar um Major por aqui e já há diversos rumores que ele possa acontecer no fim de 2022, caso a situação sanitária do país esteja bem e estável.