O PGL Major Stockholm 2021 de Counter-Strike: Global Offensive terminou no último domingo (7) e já ficou para a história como um dos melhores de todos os tempos. Entre S1mple campeão e Liminha causando, diversas histórias foram contadas, surpresas foram feitas, tabus foram quebrados e recordes foram batidos. Tudo isto em uma única edição. Nesta matéria, vamos relembrar alguns dos maiores destaques que fizeram do único Major do ano, um dos mais memoráveis.

♦ Como um bom "Major 2 em 1", os números valeram por dois Majors 

Os últimos anos não têm sido fáceis para ninguém por conta da pandemia de Covid-19. No CS:GO não foi diferente e diversos eventos tiveram que ser adiados ou até mesmo cancelados. O público brasileiro sabe muito bem disso pois, por conta do vírus, perdemos a chance de ter o primeiro Major em solo nacional - e eu de cobrir meu primeiro Major (F). Chance que, claro, pode voltar a ser realidade no futuro.

Sem Major desde 2019, a Valve adiou sua maior competição por dois anos até confirmar o PGL Major Stockholm 2021. Enquanto isso, outras publishers como a Riot Games conseguiam realizar torneios mundiais com segurança e louvor. Foi assim que o PGL Major transformou-se em um "Major 2 e 1", incluindo a premiação que acumulou em US$ 2 milhões e tornou-se a maior da história - primeiro recorde batido.

Falando rapidamente em números, o de premiação não foi o único recorde batido. O de audiência foi mais um deles, trazendo um pico de 2.748.850 pessoas assistindo simultaneamente a grande final de Natus Vincere vs G2 Esports, de acordo com o Esports Charts. No total, foram 71.269.601 horas assistidas durante toda a competição, fora o fato deste ser o primeiro evento com presença do público em dois anos, o que faz grande diferença até pra quem está em casa.

"O CS ESTÁ MORTO!", eles disseram...

Como esquecer também do recorde brasileiro? O brasileirinho não viu um time nacional ser campeão de Major pela terceira vez, mas viu um recorde de compatriotas preenchendo as vagas do campeonato. Mesmo não sendo no Brasil, o PGL Major Stockholm 2021 foi o Major mais brasileiro da história, comportando um recorde de jogadores brasileiros. Foram 21 atletas no total, alocados em quatro line-ups brasileiras e uma internacional - FURIA, paiN, GODSENT, Sharks e Team Liquid. Em meio a isso, ainda tivemos um gostinho de ver o Brasil se tornado Legend mais uma vez e disputando uma partida no palco dos playoffs, com a própria FURIA.

♦ Liminha, a estrela mais brilhante da constelação 

Pegando o assunto dos brasileiros como um gancho, precisamos e vamos falar sobre o Liminha. Antes mesmo do Major, a ascensão meteória que este jovem brasileirinho torcedor teve já era algo único. Ele foi de um "simples" torcedor de fancam para um dos maiores streamers do país em questão de meses. A atuação no #Yadinho já foi épica, mas o que ele fez no Major ninguém mais conseguiu. Confesso até mesmo que no momento faltam adjetivos para classificá-lo.

Liminha entrevistou s1mple e ZywOo, virou melhor amigo de Dev1ce mesmo não deixando em paz o corte de cabelo exótico do rapaz, fez apEX pedir para tirar uma foto com ele, ganhou abraços de cadiaN, ensinou a palavra "empurra" para metade da Suécia, deu entrevista internacional, virou cena de corte do próprio Major enquanto torcia, regeu a torcida e ainda ganhou o apelido de "Rei da noite" dos pro players. É difícil mencionar tudo o que ele fez por lá, mas não é nada complicado dizer que Liminha chegou no meio das estrelas do show, conquistou a todos com seu carisma e o "Inglês das ruas" e se moldou na estrela mais brilhante da constelação.

Eu já esperava conteúdos divertidos dele, bt0 e Carva durante o Major, mas todos entregaram além do esperado, ao menos pra mim. Fica também meu elogio ao Carva e ao bt0 que apareceu bastante nos vídeos e também entregou muito mostrando a alegria, energia e resenha de sempre. Mas, como nem tudo são flores, também preciso deixar aqui a minha denúncia aos looks criminosos do líder da Betoneira. 100% inimigo da moda!

♦ Amor, profissionalismo e força = Banks 

James Banks teve o privilégio de ser um dos principais apresentadores do PGL Major Stockholm 2021. No entanto, os dias que eram para ser somente de trabalho duro, realização profissional e felicidade, tornaram-se um dos piores pesadelos de sua vida.

Em 27 de outubro, data em que o Major já estava acontecendo, ele recebeu a notícia de que sua esposa, o "amor de sua vida", como ele mesmo colocou, havia falecido. No tuíte em que comunicava a tragédia, ele comentava o quanto ele era jovem e ainda tinha muito para oferecer e também a "dor insuportável" que estava sentindo.

Mesmo dentro deste turbilhão de emoções negativas após a terrível notícia e ainda tendo que lutar contra a depressão - batalha que ele já trava há algum tempo -, Banks não abandonou o barco. Seguiu firme e forte na sua função, sorriu o tempo inteiro, fez boas entrevistas e atendeu a todos os fãs. Amor ao que faz, profissionalismo e força praticamente inigualáveis.

Banks foi mais uma estrela que brilhou e brilhou muito neste evento e merece todo reconhecimento. Reconhecimento que ele inclusive recebeu. Pelo seu Twitter, é possível encontrar diversos agradecimentos a fãs e jogadores pelo suporte que recebeu, além do gank de Gaules que lhe deu muitos seguidores na rede social. Também deixo aqui meus aplausos para comunidade de CS:GO por ter sido tão acolhedora com um profissional da área que precisava disso neste momento conturbado.

♦ Merecimento é a palavra que define Na'Vi e S1mple campeões 

A Natus Vincere e S1mple tinham uma clara história inacabada com o Major. A organização sempre teve line-ups extremamente competitivas, ganhou diversos torneios gigantes, mas no Major foi três vezes vice-campeã. Faltava o título para se consolidar de vez e entrar para a seleta lista.

S1mple por outro lado, é considerado um dos melhores da história e está há anos brigando pelo top 1 com nomes como Dev1ce e ZywOo. Dev1ce porém, já tem quatro Majors no currículo e ZywOo ainda é muito novo para receber tamanha pressão por um título de Major. Já S1mple vivia uma situação semelhante a de Leonardo DiCaprio, que desde sempre é um grande ator, atuou em grandes produções, mas nunca havia ganhado um Oscar e virou meme por isso. Assim como Leonardo se superou e deu fim ao seu meme, S1mple fez o mesmo e com méritos, pois foi MVP da competição. Na grande final, terminou 72/41 com folga, muito acima de qualquer outro finalista.

A G2 e o próprio NiKo fizeram um baita Major e merecem os parabéns. Mas ninguém merecia mais do que a Na'Vi de S1mple, a primeira campeã invicta da história. Merecimento é, de fato, a palavra.

S1mple, CS:GO, NaVi, MVP, trofeu
HLTV/Reprodução

♦ Entre tiro, porrada e bomba, CS:GO também é amor! 

Todo final de torneio de CS:GO é semelhante ao outro. Uma equipe vence a adversária, vibra bastante ainda na área dos computadores e por fim vai ao palco levantar o troféu, comemorar com a torcida e dar entrevista ao host do evento para comentar sobre a partida, a sensação de vitória e mais.

Na final do Major teve tudo isso, mas com um adendo no fim... Quando o ritual já tinha passado e o show parecia pronto para terminar, Boombl4 pediu a palavra e o microfone para Banks, que prontamente atendeu ao pedido do pro player da Natus Vincere.

Ele pega o microfone e inesperadamente diz: "Minha namorada está em Moscou agora e está nos assistindo. Por isso, eu quero fazer uma pergunta a ela: Você quer se casar comigo?"

Imediatamente a plateia e o próprio apresentador foram a loucura. Até mesmo o jogo de luzes do palco reagiu ao pedido que provou mais uma vez que, entre tiro, porrada e bomba, CS:GO também é amor!

Para quem não ficou sabendo, não demorou muito e ela fez um storie no Instagram aceitando o pedido. Bateu até uma vontade aqui de fazer o mesmo - claro, quando eu também for campeão de um Major.

♦ Obrigado por acompanharem a cobertura do The Enemy! 

Faz um tempo que eu ando ouvindo muito obrigado por aí e chegou o momento de eu retribuir o agradecimento. Mesmo de casa, foi incrível cobrir mais um Major e tentar entregar os conteúdos da melhor forma e o mais rápido possível para a comunidade que me abraçou. Tivemos ótimos números e é claro que isso nos ajuda e muito. Mas o mais importante é ver a comunidade consumindo e aprovando o que vem de nós. Poucas sensações se igualam a de dever cumprido.

Não faço ideia de quando, mas um dia nós também estaremos lá realizando nossa cobertura presencial, trazendo entrevistas, opinativos, mostrando a bagunça organizada dos brasileiros e mais. Enquanto isso, continue nos acompanhando por aqui, em www.theenemy.com.br/esports.