Resident Evil 6 | Direto da E3 2012
Jogo terá partidas cooperativas-surpresa, integradas à trama
Yoshiaki Hirabayashi, produtor de Resident Evil 6, recebeu a imprensa a portas fechadas durante a E3 2012.
Resident Evil 6

Resident Evil 6

Resident Evil 6

Yoshiaki Hirabayashi

Resident Evil 6

O responsável pelo novo capítulo da série da Capcom começou lembrando que o jogo terá três histórias principais com mecânicas semelhantes, mas experiências de jogo distintas: enquanto Leon S. Kennedy e Helena Harper vivem a narrativa pelo cenário Tall Oaks - mais clássica e com mais horror de sobrevivência -, Chris Redfield e Piers Nivans serão parceiros nas missões da China e devem se focar em uma mecânica de tiro mais orientada para a ação. Já Jake Muller e Sherry Birkin garantirão por uma experiência focada em combate.
A seguir, porém, soltou a novidade: as histórias se cruzarão em diversos pontos de uma maneira nunca vista. Quando o jogador e seu parceiro chegarem a um dos pontos de interseção das tramas, o sistema automaticamente procurará outra dupla em qualquer lugar do planeta, para transformar o jogo em uma partida cooperativa entre quatro pessoas. "A diversão é não saber com quem você vai jogar - e esse surpresa espelha a própria surpresa dos personagens na trama", comentou Hirabayashi. Não será possível escolher com quem você deseja jogar (no máximo limitar a experiência aos seus amigos) e perguntei se o game terá alguma ferramenta de socialização fora a conversa via áudio, ao que o produtor respondeu que a questão funcionou mais como uma sugestão - e que ele levará a ideia para o estúdio, de forma a pensar em como agregar essa ferramente. "A pergunta me diz que você deseja algo assim, então essas entrevistas também funcionam como feedback", seguiu. Para completar, caso o jogador decida que não deseja essa interação, pode simplesmente pular a fase, que é apresentada apenas de forma animada.
O produtor mostrou então os quatro personagens jogando juntos em um grande depósito contra um mutante praticamente indestrutível. No meio da ação, o monstro separou as duas duplas derrubando elementos do cenário - e Leon passou a jogar ao lado de Sherry e Jake de Helena, invertendo as parcerias (no game e na vida real). Durante a demonstração pudemos notar o aprimoramento da mecânica de jogo, que passa a contar com troca de armas em tempo real, sem os penosos acessos ao inventório, além de corrida com escorregada ou rolamento para escapar de ataques - tudo enquanto o tiroteio acontece (é o fim da era do tiro parado para a franquia).
Hirabayashi disse também que todas as histórias terão durações semelhantes - e que correspondem cada uma a 70% do tempo de Resident Evil 5, garantindo um jogo muito maior e com mais possibilidades, já que mistura estilos diversos. É possível jogar as quatro em qualquer ordem.
Veja os trailers do game na galeria.
Na trama de Resident Evil 6, dez anos se passaram desde o incidente em Raccoon City e o presidente dos EUA decide revelar a verdade sobre o que aconteceu ali. Sobrevivente da catástrofe e amigo pessoal do presidente, Leon S. Kennedy chega ao local do anúncio apenas em tempo de vê-lo transformado em uma ameaça biológica sem igual - e é forçado a tomar a decisão mais difícil de sua vida. Ao mesmo tempo, Chris Redfield chega à China, país que também está sob a ameaça de um ataque bioterrorista. Resident Evil 6 será lançado para Xbox 360 e PlayStation 3 em 2 de outubro, também no Brasil - com legendas em português. A versão para PCs chegará depois.