Um dos games mais desafiadores que testei na E3 2012 foi Hitman: Absolution, novo jogo da série da Io-Interactive e Square Enix.

Hitman: Absolution

None

Hitman: Absolution

None

Hitman: Absolution

None

Hitman: Absolution

None

Na demonstração disponível para jogar, alardeada com a frase "o assassino original está de volta" - alusão a Assassin's Creed , o Assassino 47 precisa encontrar e eliminar seu alvo no meio de uma praça lotada. O cenário consistia em um fervilhante e detalhadíssimo pedaço de um bairro chinês, com centenas de pessoas em seus afazeres (conversando, comendo, jogando...) prova de um engine robusto. No centro de tudo isso, cercado de guardas e com o apoio da polícia corrupta, estava o criminoso marcado para morrer, um chefão de gangue.

Foram necessárias meia-dúzia de tentativas para que eu conseguisse concluir a missão. O confronto direto foi simplesmente impossível, mesmo com o recurso de câmera lenta, que permite marcar vários alvos ao mesmo tempo e executá-los rapidamente. Ao assassinar o alvo, guardas demais atacavam, independente da multidão em volta (que corria desesperada para as saídas depois do tiro). Assim, uma solução com mais finesse fez-se necessária - e existiam diversas delas.

O Assassino 47 pode infiltra-se em um apartamento de vigilância e usar um rifle telescópico para resolver o assunto (disfarçando-se no processo, para entrar no lugar). Ele também pode passar-se por um traficante de drogas - e levar consigo o chefão até um beco para resolver o problema. Envenenamento também era uma opção, roubando do peixeiro o veneno de um baiacu (opção que pode se passar por um acidente comum, dando um prêmio especial ao jogador, o de "Assassino Silencioso"). Outra alternativa era dar um jeito do criminoso tomar um copo grande de café, indo aliviar-se depois em um canto vazia - bem debaixo de uma pilha suspensa de material de construção. Para quem prefere uma pirotecnia, explosivo plástico colocado no carro do alvo também resolvia o problema.

Se alguém vê sua atividade suspeita, porém, podem denunciá-lo, tornando a missão uma fuga dificílima. E mesmo que você consiga uma execução limpa e secreta, ainda há evidências diversas para dar cabo, como fitas de segurança ou poças de sangue.

Todas as opções dependem de uma análise criteriosa dos arredores, usando o "instinto" do personagem (habilidade parecida com a visão do predador de Batman: Arkham City). É preciso andar muito, sem chamar a atenção, observando cada oportunidade - e ter um plano e rota de fuga já pensados. Parte da diversão é tentar realizar todas as maneiras de terminar a missão.

Hitman Absolution será lançado para PlayStation 3Xbox 360PCs em 20 de novembro.