Nesta quarta (29), a Sony não só revelou a data de lançamento de Death Stranding - 8 de novembro - como também divulgou um novo trailer editado pelo diretor do jogo, Hideo Kojima.

Embora o game ainda mantenha um ar de mistério, o novo trailer ao menos nos deu mais dicas sobre o que esperar da história e do gameplay - embora parecendo manter várias cartas na manga.

Confira abaixo tudo o que notamos de especial no último trailer de Death Stranding:

Cliff e “BB”

death-stranding-cliff-bb

O trailer começa com Cliff, personagem de Mads Mikkelsen, serenando o que mais tarde descobrimos ser o misterioso bebê, a quem ele parece se referir por “BB”.

A questão é: isso é um nome apelido específico para o bebê, um termo especial para ele (Bridge Baby?), ou algo completamente diferente?

Reprodução/Kojima Productions

O passado de Sam

death-stranding-foto-sam

Logo após a cena inicial, podemos ver uma foto antiga do protagonista, Sam (vivido por Norman Reedus, junto de uma mulher mais velha, uma moça grávida com rosto apagado, e uma bandeira dos EUA ao fundo.

Isso dá a entender que, antes do colapso dos EUA, Sam tinha uma outra vida - provavelmente como parte do governo americano, a julgar por sua relação com a presidente.

Reprodução/Kojima Productions

Moto

Em vídeos anteriores, só víamos Sam perambular pelo mundo à pé. Agora, ao menos, sabemos que ele terá um tipo de locomoção extra: uma moto especial.

Posteriormente no trailer, vemos o protagonista utilizá-la para fugir de inimigos.

Timefall

death-stranding-timefall-corvo

A chuva em Death Stranding é um perigo real, por acelerar o processo de envelhecimento de criaturas significativamente rápido - um evento conhecido como Timefall.

Sam, curiosamente, parece não ser afetado por ela, como já foi visto em outros trailers.

Reprodução/Kojima Production

Reconstruindo os Estados Unidos

death-stranding-sam-presidente

Ao que o trailer indica, a missão principal de Sam neste novo mundo é reconectar os Estados Unidos - à pedido da própria presidente da nação - para garantir um futuro ao povo.

Pelas reações de Sam, ele não parece muito interessado na ideia, dizendo que “nós não precisamos de um país”, e que ela é “presidente de porra nenhuma”.

Reprodução/Kojima Productions

Algemas

death-stranding-sam-algemas

Logo após isso, Sam aparece se preparando para sua jornada, e aparece com uma de suas mãos presa a algemas - será que ele estará cumprindo a missão contra sua vontade?

Reprodução/Kojima Productions

BRIDGES

death-stranding-bridges

O termo Bridges aparece com proeminência no início do trailer, parecendo se referir à organização que quer reconectar os EUA.

É importante lembrar que “Bridges” também aparenta ser o sobrenome de Sam, que já foi chamado de Sam Bridges e Sam Porter Bridges em outros trailers e material de divulgação.

Reprodução/Kojima Productions

United Cities of America

death-stranding-united-cities-of-america

A porta que Sam olha antes de sair (presumivelmente em sua jornada principal) mostra o território continental dos EUA, mas o texto diz United Cities of America (ou Cidades Unidas da América, em tradução livre), mostrando que o país não é mais o mesmo no mundo de Death Stranding.

Reprodução/Kojima Productions

Mudanças de visual

Sam aparece com alguns visuais diferentes durante o trailer, às vezes usando bonés, óculos escuros, gorros, entre outros acessórios.

Interface do usuário

death-stranding-interface

O trailer mostra um pouco mais da interface do usuário, que parece ser composta principalmente por itens para ajudar na travessia de Sam.

Reprodução/Kojima Productions

Escada

death-stranding-escada

Um dos principais itens do inventário mostrados até agora, Sam usa a escada de seu inventário para ajudar a escalar morros mais facilmente.

Reprodução/Kojima Productions

Rapel

death-stranding-corda

Em outro momento, Sam aparece prendendo uma âncora e usando uma corda para descer um cânion de forma mais segura.

Reprodução/Kojima Productions

Homo Demens

death-stranding-homo-demons

Uma das facções do jogo apresentadas propriamente durante o trailer são os chamados Homo Demens, um grupo de separatistas militantes que não querem fazer parte dos novos EUA - e usam táticas terroristas para cumprir este objetivo.

No trailer, vemos Higgs (Troy Baker), que parece ser um membro do alto escalão do grupo, confrontar Fragile (Léa Seydoux).

Em latim, “Homo Demens“ significa, em tradução livre, “homens loucos”.

Reprodução/Kojima Productions

Perseguição e furtividade

death-stranding-stealth

Logo após isso, vemos uma parte de gameplay mostrando aspectos de furtividade do jogo, com Sam se escondendo e fugindo do que são (presumivelmente) membros dos Homo Demons.

Reprodução/Kojima Productions

Combate mano a mano

death-stranding-combate

Após correr, Sam aparece enfrentando estes perseguidores, o que mostra mais das mecânicas de combate corpo a corpo do game, com o protagonista usando de socos, chutes, e até a maleta que está carregando como pacote de entrega para derrubar seus inimigos.

Reprodução/Kojima Productions

Bridge Baby

death-stranding-bridge-baby

Em certo momento, Sam diz que é incapaz de detectar BTs, só sentir sua presença.

Para vê-los com mais clareza, é preciso se conectar com os chamados “Bridge Babies”, os estranhos bebês que aparecem dentro de um receptáculo.

Ainda não é possível saber exatamente o que é um Bridge Baby, mas pelo que Sam indica conectar com eles não é uma sensação particularmente agradável.

Reprodução/Kojima Productions

BTs

death-stranding-bts

BTs são as estranhas criaturas que habitam regiões tomadas pelo Timefall. Eles podem ser vistos como figuras humanoides flutuantes após Sam ativar as habilidades do bebê, e parecem detectar a presença de outras figuras via som - tanto que Sam cobre a boca e anda com calma para não ser sentido.

Ao detectar uma presença, porém, eles parecem ser implacáveis e praticamente impossíveis de se evitar, com Sam sendo puxado para baixo - para Hades? - pelas entidades quase imediatamente.

Reprodução/Kojima Productions

“Those Bound to Hades”

Após Sam Bridges ser “engolido” pela figuras sombrias na floresta, o trailer menciona “aqueles presos ao Hades”.

Na mitologia grega clássica, Hades é o nome do Deus da morte e também de seu reino, o submundo para onde as almas das pessoas seguem após a morte.

Reprodução/Kojima Productions

Viagem no tempo?

Na sequência, o trailer mostra o que parece ser um campo de batalha da Primeira Guerra Mundial, incluindo um tanque britânico, soldados fantasmagóricos e uma trincheira.

Reprodução/Kojima Productions

Cliff no passado

Além de Bridges, Cliff, personagem de Mads Mikkelsen, também é visto nas cenas de guerra. Uma das cenas mostra o personagem preso a uma espécie de “teia” formada por arames farpados.

Reprodução/Kojima Productions

Soldados esqueletos

Durante a cena de guerra, Bridges pode ser visto atirando em um soldado com uma cabeça de caveira. Esses soldados esqueletos parecem estar a serviço de Cliff, surgem junto ao personagem de Mads Mikkelsen duas vezes durante o trailer.

Reprodução/Kojima Productions

Apanhador de sonhos

Uma imagem que se repete ao longo do trailer é a de uma “teia”, que pode fazer referência aos laços, ou “strands”, que são um tema central do jogo.

A imagem pode ser vista no símbolo da iniciativa Bridges, junto a Cliff na cena da Primeira Guerra, e também em um colar de Sam Bridges – que, propositalmente ou não, lembra um apanhador de sonhos, um amuleto comum entre algumas culturas de nativos-americanos.

Reprodução/Kojima Productions

Morte da presidente?

Próximo ao fim do trailer, é possível ver os personagens Sam, Deadman e Die-Hardman conversando ao redor do que parece ser um cadáver.

Na sequência, o corpo é incinerado enquanto Sam assiste. Uma possibilidade é que o corpo seja da presidente dos Estados Unidos, que aparece doente no início do trailer.

Reprodução/Kojima Productions

Higgs vs. Sam

Higgs, personagem interpretado por Troy Baker, pode ser visto atirando em Sam em uma das cenas. Ainda não é certo qual o papel de Baker na trama do jogo, mas seu personagem parece ser integrante de “grupo terrorista” dos homo demons – possivelmente antagonistas da história.

Reprodução/Kojima Productions

“Terminar o que Amelie começou”

Próximo ao final do trailer, Sam recebe a ordem de “terminar o que Amelie começou”, em referência à personagem interpretada por de Lindsay Wagner. Pouco foi dito sobre a personagem até agora, mas o trecho do trailer dá a entender que ela foi a responsável por começar os esforços para reconstruir a América.

Reprodução/Kojima Productions

“Uma conexão com o outro lado”

Também é possível ouvir um dos personagens fazendo referência ao “outro lado”. É possível que o outro lado seja a origem dos “demônios” citados no trailer, ou até mesmo do monstro que vemos mais para frente.

Outra possibilidade é que o “outro lado” seja o “hades” citado anteriormente – o local deserto e sem cores onde é possível de Sam e uma série de figuras cinzentas em diferentes trechos do trailer.

“Ir onde quiser”

Conversando com um bebê ao final do trailer, Cliff afirma que o bebê poderá "ir onde quiser" e "explorar todo o mundo" – o que dá a entender que partes do mundo não podem ser acessadar na linha do tempo do jogo. Até a Lua é citada. Quem sabe o satélite natural da Terra poderá ser visitado?

Reprodução/Kojima Productions
  • Lançamento

    08.11.2019

  • Publicadora

    Sony

  • Desenvolvedora

    Kojima Productions

  • Gênero

    Ação

  • Plataformas

    PlayStation 4