Olofmeister está de volta como jogador de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) da FaZe Clan. Antes que você se pergunte, não, esta não é uma notícia antiga. Na verdade, ela foi revelada há minutos atrás, nesta segunda-feira (14). Ainda assim, pode haver algum tipo de confusão, já que é a quinta vez que a organização anuncia este mesmo retorno.

Olof entrou para FaZe em 2017, com o intuito de reviver a boa forma que o tornou o melhor do mundo pela Fnatic. Nesta época a equipe teve bons momentos e conquistou títulos como ESL One New York 2017ELEAGUE CS:GO Premier 2017 e ECS Season 4, mas também teve algumas decepções e bolas na trave. No meio de tudo isso, o sueco não foi capaz de repetir as exibições da Fnatic e ainda sofreu com alguns "problemas pessoais", os quais foram a maior motivação para que ele deixasse a titularidade da organização, pela primeira vez, em abril de 2018.

Quase dois meses depois Olofmeister retornou, mostrando-se motivado e agradecendo aos companheiros de equipe o tempo que lhe deram para lidar com os problemas da vida particular. Porém, cerca de 10 dias depois voltou atrás com a decisão e retornou para reserva, deixando muitos incrédulos com a situação.

O terceiro retorno de Olofmiester se deu em julho de 2018 e foi a mais duradoura de todas. O atleta lavou a alma com o título da EPICENTER 2018 e em 2019 foi campeão do ELEAGUE Invitational, BLAST Pro Series Miami e BLAST Pro Series Copenhagen, ao mesmo tempo em que o time também teve diversas participações irrisórias em grandes competições, amargando resultados como 9º/11º na StarSeries & i-League Season 7, 9º/12º na IEM Sydney 2019, 9º/12º na ESL One Cologne 2019, 12º/14º no StarLadder Berlin Major 2019 e mais.

Em maio de 2020 Olof deu fim a terceira passagem pela FaZe, mais uma vez afirmando que precisava de tempo para descansar e recuperar sua motivação. A pausa poderia ter demorado até mais, mas no mesmo ano, em outubro, ele precisou voltar a ativa para ajudar a FaZe que havia perdido NiKo para G2 Esports. Ao contrário das outras vezes, desta vez ficou claro desde o primeiro momento que era uma volta temporária, que durou oficialmente até fevereiro de 2021, para o retorno de Karrigan nesta data.

Nesta altura o futuro de olofmeister era bem incerto, principalmente depois de alguns rumores que o apontavam fazendo teste para line-up de VALORANT da Fnatic. Mas o projeto com ele não teve futuro e o sueco seguiu na reserva da FaZe até hoje, quando precisou tampar mais um buraco no elenco, agora deixado por coldzera que pediu para ficar na reserva. 

Assim que coldzera foi para o banco, Olof já era aguardado pelos fãs. No entanto, muitos imaginavam uma passagem - a quinta - como stand-in. Parece que não é o caso. De acordo com entrevista dada por Twistzz ao Dot Esports, a FaZe planeja usar Olofmeister "de forma mais permanente" daqui pra frente.

Após tantas idas e vindas, a desconfiança acompanha fortemente o quinto retorno do ex-melhor do mundo à FaZe. Será que ele realmente quer isso? Será que terá motivação para os grandes desafios que virão pela frente? Dado o histórico recente, é difícil acreditar que estas perguntas sejam respondidas de forma positiva. Talvez fosse melhor para ele respirar novos ares, seja em outra equipe ou até mesmo em outro jogo. Porém, com a volta já decretada, mais vale nos apegarmos a realidade do que vagarmos por possibilidades. Com 29 anos, Olofmeister está de volta na FaZe pela quinta vez e, a partir de 15 de junho, veremos quais serão seus passos a partir da BLAST Premier Spring Final 2021.

A desconfiança segue e precisa ser bem otimista para apostar em um retorno triunfal e duradouro. Mas os tabus existem justamente para serem quebrados. Veremos como esta história será escrita.