Jason Lepine, CEO da XP Gaming, uma instituição de ensino canadense especializada em jogos, esteve no BIG Festival 2023 nesta quinta-feira (29) para falar sobre lacunas que existem na indústria de jogos e podem ser prejudiciais até para profissionais.

Jason Lepine no BIG Festival.

De acordo com ele, um dos primeiros problemas da indústria é a ausência de termos que façam sentido. Ele utilizou a expressão "metroidvania" como um exemplo, já que o gênero une os nomes de dois jogos (Metroid e Castlevania) para definir algo que só fará sentido para quem conhece esses jogos.

Na sequência, Lepine tratou da confusão que alguns cargos na indústria de jogos podem gerar. "O que é um game designer?", perguntou ele durante o evento. Além disso, ele falou sobre o cargo "técnico de animação", cujo significado pode variar drasticamente de empresa para empresa.

Lepine não chegou a se aprofundar, de fato, no assunto, já que o tempo era curto. O ponto, entretanto, era que, com os pontos de virada da indústria (da era 2D para a 3D, dos jogos tradicionais para os jogos mobile e assim em diante), tudo pode mudar, e as pessoas precisam se adaptar rápido.

Vivemos, como ele falou, no boom da Inteligência Artificial, e, ainda de acordo com ele, ainda não existem tantos especialistas no assunto. Então, a tendência é de que quem dominar esse tipo de tecnologia saia na frente em relação à concorrência.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!