Anunciado oficialmente nesta quarta-feira (04) durante a abertura da conferência de desenvolvedores WWDC 2018, a nova versão do sistema operacional móvel da Apple, o iOS 12, estará disponível para todos os dispositivos que já rodam o atual iOS 11.

A decisão da empresa significa que modelos mais antigos de seus dispositivos, como o iPhone 5S, iPhone SE, iPad Pro de 2015 e iPad mini 2, continuarão atualizados por, ao menos, mais um ano.

No ano passado, a atualização do iOS 11 tornou obsoletos dispositivos como o iPhone 5, iPhone 5C e iPad de quarta geração.

Com foco em melhorias de performance, o iOS 12 deverá melhorar consideravelmente a velocidade de dispositivos, em especial iPhones antigos, que podem ver ganhos de até 40% em agilidade.

A nova versão também marca a chegada do ARKit 2, framework de desenvolvimento de software em realidade aumentada da empresa que terá um novo formato para criação de objetos em AR e contará com um novo app para medir objetos no mundo real - o Measure. Os novos Animojis customizados também devem tirar proveito da funcionalidade.

A Siri receberá melhorias através do novo aplicativo Shortcuts, que permite acionar múltiplos apps e ações através de um único comando de voz. A aplicação será customizável e usuários poderão criar suas próprias rotinas de ação para a assistente.

Os aplicativos nativos News, Stocks, Voice Memos, iBooks e CarPlay também serão revistos, com novas interfaces e funcionalidades.

Para usuários preocupados com o uso excessivo de smartphones, o iOS 12 incluirá um novo modo Não Perturbe que poderá ser ativado à noite para limitar a quantidade de notificações mostradas na tela. Os modo pode ser customizado pelo usuário, com hora da início e fim e até com ativação automática quando algum evento for identificado no calendário do usuário, por exemplo.

Tempo limite para o uso de aplicativos poderá ser configurado para evitar que usuários prolonguem demais suas sessões de jogos ou outros apps. Os usuários serão alertados sobre quando o tempo limite está se aproximando.

As notificações também serão retrabalhadas e poderão ser agrupadas por aplicativo ou tópicos. O usuário poderá selecionar cada uma das notificações para ver mais detalhes sobre o conteúdo agrupado.

Por fim, o FaceTime receberá uma grande atualização e passará a permitir conversas em grupo com até 32 participantes.

O iOS 12 já está disponível em uma preview para desenvolvedores, um beta aberto para o público deve ser liberado ainda este mês. Como de costume, o software deverá ser liberado oficialmente no segundo semestre, possivelmente em setembro.