Aos costumes, com a chegada oficial da nova versão do sistema operacional móvel da Apple, iOS 11, uma série de produtos da empresa agora se tornam obsoletos.

As principais vítimas da atualização são os iPhones 5 e iPhone 5C e o iPad de quarta geração, que ficarão limitados ao iOS 10 a partir da chegada da nova versão.

A longo prazo, isso significa que os dispositivos ficarão vulneráveis a bugs e falhas de segurança, já que atualizações de segurança também deixarão de ser entregues pela Apple. Os dispositivos foram os últimos construídos pela companhia na arquitetura de 32-bit, agora abandonada pela empresa para adotar a arquitetura de 64-bit.

Veja a lista completa de dispositivos compatíveis abaixo:

  • iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 6S, iPhone 6S Plus, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone SE e iPhone 5S
  • iPad Air 1, iPad Air 2, iPad Pro (12,9 polegadas, 2015), iPad Pro (9,7 polegadas), iPad 2017, iPad Pro (10,5 polegadas) e iPad Pro (12,9 polegadas, 2017)
  • iPad mini 2, iPad mini 3 e iPad mini 4
  • iPod touch (sexta geração)

Apresentado nesta segunda-feira (05) durante a conferência WWDC 2017, o iOS 11 trará uma série de mudanças estéticas de novas funcionalidades aos iPhones e iPads.

Entre as principais mudanças, estão novas capacidades de machine learning para a Siri, que agora terá uma voz mais natural e será capaz de traduzir conteúdo para diferentes línguas. O sistema também trouxe melhorias para fotos, uma App Store redesenhada, capacidades de realidade aumentada e uma nova central de notificações.

Ainda não há data confirmada para o lançamento do sistema operacional para usuários finais.