A Apple lançou uma atualização para o software da empresa projetado para pessoas com deficiências motoras, visuais, auditivas e cognitivas. 

Agora, será possível navegar no Apple Watch usando o chamado AssistiveTouch. O iPad oferecerá suporte a hardware de rastreamento ocular de terceiros para um controle mais fácil, e para pessoas cegas e deficientes visuais, o leitor de tela VoiceOver ficará ainda mais inteligente — usando a inteligência do dispositivo para explorar objetos dentro das imagens.

Em apoio a neurodiversidade, a Apple está introduzindo novos sons de fundo para ajudar a minimizar distrações e, para aqueles que são surdos ou com deficiência auditiva, o Made for Iphone (MFi) em breve oferecerá novos aparelhos auditivos bidirecionais. 

A Apple também lançou um novo serviço, na quinta-feira (20), chamado SignTime. Isso permite que os clientes se comuniquem com a AppleCare e o Atendimento ao Cliente usando a American Sign Language (ASL), nos EUA, a British Sign Language (BSL), no Reino Unido, ou a French Sign Language (LSF), na França, diretamente em seus navegadores web. 

Os clientes que visitam as lojas da Apple também podem usar o SignTime para acessar remotamente um intérprete de linguagem de sinais sem reservar com antecedência. O serviço está disponível nos EUA, Reino Unido e França, com possibilidade de expansão para outros países no futuro. 

Sarah Herrlinger, diretora de Política e Iniciativas Globais de Acessibilidade da Apple, disse que "na Apple, há muito tempo sentimos que a melhor tecnologia do mundo deve atender às necessidades de todos, e nossas equipes trabalham incansavelmente para construir acessibilidade em tudo o que fazemos. Com esses novos recursos, estamos expandindo os limites da inovação com tecnologias de última geração que trazem a diversão e a função da tecnologia da Apple para ainda mais pessoas".

AssistiveTouch para Apple Watch

Para oferecer suporte a usuários com mobilidade limitada, a Apple está introduzindo um novo recurso de acessibilidade para o Apple Watch. O AssistiveTouch para watchOS permite que usuários com diferenças nos membros superiores aproveitem os benefícios do Apple Watch sem nunca ter que tocar na tela ou nos controles.

Suporte Eye-Tracking para iPad

O iPadOS oferecerá suporte a dispositivos de rastreamento ocular de terceiros, possibilitando que as pessoas controlem o iPad usando apenas os olhos. Ainda neste ano, dispositivos MFi compatíveis rastrearão onde uma pessoa está olhando na tela e o ponteiro se moverá para seguir o olhar da pessoa, enquanto o contato visual prolongado realiza uma ação, como um toque.

Explore Imagens com VoiceOver

A Apple está introduzindo um novo recurso para VoiceOver, um leitor de tela para comunidades cegas e deficientes visuais. Com base nas atualizações recentes que trouxeram descrições de imagens para o VoiceOver, os usuários agora podem explorar ainda mais detalhes sobre as pessoas, texto, dados da tabela e outros objetos dentro das imagens. Ele também pode descrever a posição de uma pessoa junto com outros objetos dentro das imagens — para que as pessoas possam reviver memórias em detalhes e, com a marcação, os usuários podem adicionar suas próprias descrições de imagem para personalizar fotos de família.

Aparelhos Auditivos e Suporte para Audiograma feitos para iPhone

A Apple está adicionando suporte para novos aparelhos auditivos bidirecionais. Os microfones desses novos aparelhos auditivos permitem que os surdos ou com dificuldade de audição tenham conversa no viva-voz e no FaceTime. Também estarão disponíveis suporte para reconhecimento de audiogramas — gráficos que mostram os resultados de um teste de audição — para acomodações com fones de ouvido. Os usuários podem personalizar rapidamente seu áudio com os resultados de seus testes auditivos mais recentes importados de um papel ou audiograma PDF. As acomodações com fones de ouvido amplificam sons suaves e ajustam certas frequências para se adequar à audição do usuário.

Sons de Fundo

Os sons do dia-a-dia podem ser uma distração ou desconforto, e em apoio à neurodiversidade, a Apple está introduzindo novos sons de fundo para ajudar a minimizar as distrações e ajudar os usuários a se concentrar, manter a calma ou descansar. Ruído balanceado, claro ou escuro, bem como sons do oceano, chuva ou fluxo são reproduzidos continuamente em segundo plano para mascarar ruídos externos ou ambientais indesejados, e os sons se misturam ou se escondem sob outros sons e sons do sistema.