A Apple irá facilitar a migração de aplicativos desenvolvidos para o sistema operacional móvel iOS para o macOS, revelou a empresa durante a abertura da conferência de desenvolvedores WWDC 2018.

Diferente do que indicavam rumores, no entanto, a integração entre os sistemas não significa que a empresa tem planos para "fundir" ambos.

"Nós amamos o Mac e o macOS porque ele é especialmente criado para as características únicas do Mac", afirmou Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da Apple, mas adicionando que "existem milhões de aplicativos iOS por aí e alguns deles seriam ótimos no Mac". Apesar da confirmação oficial de hoje, Tim Cook já havia falado sobre o tema anteriormente, sugerindo que a junção não ocorreria.

Com o programa, que está sendo desenvolvido internamente na Apple há anos, a ideia simplificar o port de apps mobile para o ambiente desktop, incluindo ferramentas que melhoram o suporte para mouse e trackpad, barras de scroll, e recursos como copiar, colar, arrastar e redimensionar janelas.

Segundo Federighi, a integração ainda está em fase interna de testes, mas será disponibilizada para desenvolvedores até 2019. Os primeiros aplicativos que são parte do projeto chegam aos Mac já no novo macOS Mojave, incluindo News, Stocks, Voice Memos e Home.