Nintendo   Xbox   Playstation   Pc   Social

Os 10 melhores jogos do primeiro semestre, segundo a crítica

Lista inclui It Takes Two e Ratchet & Clank: Rift Apart

Por Diego Lima 29.06.2021 18H41

O fim de junho representa também a conclusão do primeiro semestre de 2021. Desde janeiro, foram muitos jogos lançados para PlayStation, Xbox, Nintendo Switch e PC — contudo, fica a pergunta: quais foram os mais bem avaliados pela crítica?

Na lista abaixo, o The Enemy traz os dez títulos com melhor avaliação no Metacritic, agregador de análises que considera críticas feitas por veículos do mundo inteiro. Repetições foram desconsideradas, já que o agregador divide os jogos por plataforma e o mesmo título pode aparecer em diferentes posições. Foram priorizadas as pontuações mais altas de cada título.

Também esclarecemos o seguinte: entraram na lista apenas jogos inéditos. Coletâneas, remasterizações, ports e versões estendidas, que somam boa parte da lista original do Metacritic, serão deixadas de lado para que possamos considerar somente os lançamentos. Em caso de empate na nota, os critérios de desempate serão: 1) a quantidade de análises computada, 2) a nota do público e, por último, 3) a quantidade de avaliações do público.

10. Returnal (PS5) | Nota: 86

Abrindo a lista, temos o primeiro grande jogo original da nova geração. Na análise do The Enemy, consta: "unindo os melhores aspectos de seus projetos anteriores a um clima de horror psicológico e doses generosas de influência de Metroid Prime, a Housemarque criou uma experiência memorável, que tira proveito de todas as capacidades únicas do PlayStation 5."

9. Overboard! (Nintendo Switch, PC, iOS) | Nota: 86

Em jogos de detetive, normalmente, o objetivo do jogador é descobrir a identidade do assassino. No entanto, Overboard! coloca você como o assassino. A missão, portanto, é não ser pego. Se você gosta de suspense, mas quer ser a pessoa que precisa se safar em vez do investigador, aproveite.

8. Ender Lilies: Quietus of the Knights (Nintendo Switch, PC) | Nota: 87

Mundos que se encaixam no conceito de fantasia sombria costumam ser alguns dos mais macabros da ficção. Agora, some isso à promessa de um RPG de ação extremamente desafiador e o resultado é Ender Lilies: Quietus of the Knights. Em uma aventura 2D, você precisa salvar o mundo contando com a ajuda de criaturas mágicas, mas esteja pronto para enfrentar oponentes formidáveis.

7. Hitman 3 (PS5, Xbox Series, PS4, Xbox One, Nintendo Switch, PC) | Nota: 87

O último jogo da trilogia mais recente de Hitman foi avaliado pelo The Enemy como "a culminação de cinco anos do desenvolvimento de um estilo de jogo que pode ser considerado a versão definitiva da franquia: mapas densos e repletos de camadas, amplos ou não, nos quais é possível atingir o seu alvo de inúmeras maneiras."

6. Sumire (Nintendo Switch, PC) | Nota: 88

Em um vilarejo japonês, uma menina chamada Sumire encontra uma criatura mágica que promete tornar os desejos dela realidade. No entanto, para que isso aconteça, a protagonista precisa cumprir uma série de objetivos antes que o dia acabe. Durante a jornada, é necessário tomar decisões, interagir com outros personagens e explorar os ambientes. 

5. Guilty Gear -Strive- (PS5, PS4, PC) | Nota: 88

Guilty Gear -Strive- é o jogo mais recente da Arc System Works, responsável também por Dragon Ball FighterZ e Blazblue Cross Tag Battle. Se você gosta da franquia ou simplesmente está em busca de um jogo de luta 2D estiloso em um nível absurdo, considere dar uma chance.

4. Monster Hunter Rise (Nintendo Switch, PC) | Nota: 88

Três anos após a primeira passagem de Monster Hunter pelo Nintendo Switch chega Monster Hunter Rise. No review do The Enemy, consta: "tratado pela Capcom como o sexto jogo da linha principal da série e a sequência direta para World, Monster Hunter Rise supera seu predecessor com um foco maior na mobilidade dos caçadores e com um acabamento técnico impecável."

3. Ratchet & Clank: Rift Apart (PS5) | Nota: 88

Como não se apaixonar pelo visual de Ratchet & Clank: Rift Apart? No review do The Enemy, o jogo é avaliado como "Apresentado pelo marketing da Sony como o grande exemplo do que o SSD do PS5 pode proporcionar, o novo Ratchet & Clank é um espetáculo visual e uma aventura empolgante, mas que não consegue recapturar o nível de criatividade dos melhores jogos clássicos da série."

2. Chicory: A Colorful Tale (PS5, PS4, PC) | Nota: 89

Com uma proposta um tanto inusitada, Chicory: A Colorful Tale se passa no mundo de um livro para colorir. Logo, é necessário pintar para resolver enigmas, explorar e descobrir tudo o que essa realidade tão simples tem a oferecer quando devidamente preenchida com vida.

1. It Takes Two (PS5, PS4, Xbox Series, Xbox One, PC) | Nota: 89

Em primeiro lugar, como muitas pessoas talvez até já esperassem, temos It Takes Two. No review do The Enemy, consta: "O novo game de Josef Fares, o diretor de Brothers e A Way Out, insiste trazer de novo a ideia de dupla de personagens para oferecer não apenas uma das experiências cooperativas mais divertidas já criadas em um videogame, mas também um dos projetos mais ambiciosos em variedade de mecânicas e design de levels que a indústria de já viu — mesmo com uma narrativa que não é tão excepcional quanto a jogabilidade."