Pc   Playstation   Xbox

Elden Ring e mais: As histórias mais trágicas dos jogos da FromSoftware

De Morgott, rei dos Omens, a Artorias e seu lobo Sif

Por Helena Nogueira 26.05.2022 14H42

Elden Ring, Bloodborne, Dark Souls e outros jogos da FromSoftware se destacam na indústria de games não apenas pelo alto nível de desafio, complexidade e detalhamento, mas também pela envolvente lore que cada um desses títulos apresenta, repleta de drama, tragédia e temática sombria. Abaixo, listamos as histórias mais trágicas dos jogos da desenvolvedora, que vão de Morgott, rei dos Omens, a Artorias e seu fiel lobo Sif. 

LEIA MAIS

Caso não tenha terminado os jogos que compõem a lista, fica o aviso: spoilers a seguir.

Morgott, Mohg e os Omens - Elden Ring

Morgott - ou Margit, como o conhecemos em um primeiro momento -, é um semideus que possui uma das histórias mais sombrias de Elden Ring. Ele é filho de Marika e Godfrey, primeiro Elden Lord, e irmão gêmeo de Mohg, Lorde do Sangue. Ambos os gêmeos são Omens, seres amaldiçoados no nascimento que lembram ogros repletos de chifres. Omens são oponentes encontrados diversas vezes em Elden Ring, e usam grandes espadas e machados para batalhar o Maculado. 

Quando nascidos em famílias plebéias, é tradição cortar os chifres dos Omen, algo que na maioria dos casos resulta na morte da criança. Por outro lado, Omens nascidos em famílias nobres, como Morgott e Mohg, são mantidos nos esgotos de Leyndell, em que vivem uma vida de obscuridade.

Mesmo com seu direito ao trono negado, Morgott renunciou seu sangue Omen e decidiu defender a Erdtree, assumindo o nome Margit para caçar inimigos da família real. Enquanto isso, Mohg abraçou sua natureza e partiu em direção ao subsolo das Terras Intermédias. 

FromSoftware

Malenia, a espada de Miquella - Elden Ring

Conhecida por protagonizar uma das batalhas mais difíceis de Elden Ring, a famosa Malenia também carrega sua própria maldição. Ela é irmã gêmea de Miquella e filha de Marika e seu segundo marido, Radagon. Como Marika e Radagon são na verdade a mesma pessoa, seus filhos nasceram amaldiçoados: Miquella foi condenado a ter o corpo de criança para sempre e Malenia foi infringida pela doença Scarlet Rot. 

Mesmo com sua maldição, Malenia se tornou uma guerreira formidável, jurando fidelidade eterna ao seu irmão. Foi Malenia, inclusive, que tornou Caelid o pântano vermelho e tenebroso que conhecemos no jogo. Como uma de suas últimas tentativas para derrotar Radahn, a semideusa causou uma explosão de Scarlet Hot, deixando o general louco e devastando completamente toda a vida presente na área. O incidente também deixou Malenia em coma, sendo levada para Haligtree. 

É lá que o jogador enfrenta a poderosa semideusa, que sofre a primeira derrota de sua vida. Em suas últimas palavras, ela pede desculpas ao seu irmão por não ter conseguido protegê-lo. Miquella havia sido levado para a Haligtree por Malenia para que pudesse ser curado, mas durante o coma da guerreira o jovem foi raptado por Mohg e morto dentro de seu casulo. 

FromSoftware

A família de Father Gascoigne - Bloodborne

Talvez nem todos os jogadores saibam disso, mas Father Gascoigne, o segundo chefão de Bloodborne, possui uma história trágica envolvendo sua família. Gascoigne era um caçador estrangeiro que veio se unir à Healing Church de Yharnam, onde conheceu sua esposa, Viola, e teve duas filhas. Conforme continuava sua caçada, ele se tornou corrompido pelo desejo de sangue, perdendo a memória de sua família. 

Como forma de guiar o marido para casa todas as noites, Viola era conhecida por tocar uma pequena caixinha de música. Porém, em sua última caçada, Gascoigne sucumbiu ao desejo de sangue, tornando-se o ser monstruoso que enfrentamos no game. Neste dia, Viola saiu em busca do marido, mas esqueceu a caixa de música em casa. É então que a filha mais nova do casal pede ao jogador que os encontre, entregando-lhe a caixinha de música e alertando que Viola sempre usava um broche com uma joia vermelha. 

Após derrotar Gascoigne, é possível encontrar um corpo ensanguentado em um telhado próximo ao cemitério. Ao investigar o cadáver, o jogador coleta um item chamado Red Jeweled Brooch, indicando que aquele é, de fato, o corpo sem vida de Viola. E a história fica ainda mais trágica se você voltar para conversar com a filha, acredite. 

FromSoftware

A besta disfarçada - Bloodborne

Também em Bloodborne, um determinado NPC pode ser responsável por um grande massacre, e isso acontece com o aval do jogador - mesmo que sem querer. O NPC em questão, conhecido apenas como Suspicious Beggar, se encontra no topo de um celeiro em Forbidden Woods, agachado na frente de um cadáver. Ao interagir com a figura misteriosa, ela pergunta se conhecemos algum lugar seguro para ir. 

Este é um pedido comum em Bloodborne, visto que o jogador encontra diversos sobreviventes que estão em busca de se proteger dos horrores da Caçada. O jogador pode direcioná-los para a Clínica de Iosefka ou a Capela de Oedon e, caso escolher enviar o Suspicious Beggar para um desses locais, ele deixará para trás uma pilha de corpos. Isso porque a figura misteriosa é na verdade uma besta disfarçada. Ao descobrir essa verdade, fica claro o porquê do personagem estar agachado na frente de um cadáver quando o encontramos…ele estava se alimentando dele.

FromSoftware

A corrupção do Rei de Boletaria - Demon's Souls

A FromSoftware não economizou eventos dramáticos mesmo em Demon's Souls, lançado originalmente para o PS3. O Rei Allant de Boletaria foi uma vez um líder benevolente que amava seu povo, além de um guerreiro corajoso que batalhava demônios que ameaçavam seu reino.

Em certo ponto, a batalha se tornou mais árdua do que imaginado, e o Rei recorreu ao Nexus e ao poder das Artes das Almas para conseguir proteger seu povo. Por um tempo, o reino de Boletaria viveu em prosperidade, mas Allant continuava insatisfeito com as injustiças do mundo. Enlouquecido pelo poder, o rei decidiu que a única forma de extinguir a tristeza era acabar com o próprio mundo. Por isso, ele retornou ao Nexus e despertou o Old One para que se alimentasse das almas humanas, causando os acontecimentos principais do jogo. 

Durante o game, o jogador ajuda um cavaleiro gentil e corajoso chamado Ostrava em mais de uma ocasião. Conforme avançamos na campanha, descobrimos que Ostrava é na verdade filho de Allant e príncipe do reino. Em certo ponto, encontramos Ostrava ensanguentado em uma escadaria do castelo de Boletaria em à beira de sua morte, o príncipe pede para que o jogador mate seu pai, o rei. Continuando em direção à sala do trono, encontramos Ostrava mais uma vez, mas dessa vez na forma de um Fantasma Sombrio, e tem início uma batalha para derrotar o príncipe. 

FromSoftware

Solaire de Astora - Dark Souls

Solaire de Astora é provavelmente um dos personagens mais conhecidos da FromSoftware, seja por sua personalidade jovial ou sua icônica pose. 

Solaire é um Guerreiro da Luz Solar que demonstra um grande fascínio pelo astro, determinado a “encontrar o seu próprio sol”. O jogador o encontra pela primeira vez em Undead Burg olhando para o sol e vestido uma pena vermelha no capacete. A partir de então, Solaire se torna um rosto amigo na aventura, podendo ser invocado como Fantasma Dourado para auxiliar em batalhas contra chefe. 

A busca leva Solaire a Lost Izalith, onde ele é dominado pelo parasita Sunlight Maggot e levado à loucura. Ele ataca o jogador assim que o vê, e não restam escolhas a não ser matar o antigo companheiro. Em uma rota alternativa, é possível evitar que Solaire caia na loucura, mas o destino dele continua trágico. Ao alcançar o Kiln of the First Flame no final do jogo, o personagem fica fascinado pelo fogo, atirando-se nele e dizendo que finalmente havia encontrado o seu próprio sol. 

FromSoftware

Artorias e Sif - Dark Souls

Uma das histórias mais famosas da lore de Dark Souls é também uma das que mais partem o coração - a relação entre Sir Artorias e seu fiel companheiro, o Grande Lobo Sif, com quem desbravou inúmeras aventuras. 

Artorias era um dos Quatro Cavaleiros de Lord Gwyn e sua missão era perseguir e derrotar os Darkwraiths. Sua caçada às entidades fantasmagóricas o levou ao Abismo, lar dos Darkwraiths, onde precisava resgatar a Princesa Dusk de Oolacile. Porém, a batalha foi tão árdua que Artorias e Sif se viram encurralados. Em tentativa de salvar a vida de seu lobo, Artorias se sacrificou para criar uma barreira em torno do animal, que conseguiu escapar do Abismo. O cavaleiro fica para trás e é corrompido pela escuridão, precisando ser derrotado pelo jogador no DLC de Dark Souls.

No jogo principal, também batalhamos Sif, que é encontrado deitado à frente do túmulo de Artorias, protegendo lealmente o local de descanso de seu dono para toda a eternidade. 

FromSoftware