Playstation   Xbox   Esports   Nintendo   Mobile   Pc

Conheça a Epic Games, responsável por Fortnite e mais jogos

Empresa sediada nos Estados Unidos tem mais de duas décadas na indústria de games e também é criadora da Unreal Engine

Por Bruno Povoleri 02.03.2022 14H00

A Epic Games é uma das referências quando o assunto envolve desenvolvimento e publicação de games no mundo. A empresa com mais de 20 anos de existência se notabilizou pela produção do Fortnite, mas também tem o destaque da criação da Unreal Engine e a aquisição de outras desenvolvedoras ao longo dos anos.

LEIA MAIS

História

O surgimento da Epic Games ocorreu por meio de Tim Sweeney, estudante de engenharia mecânica que criou a empresa inicialmente como Potomac Computer Systems, em 1991, originalmente localizada na casa de seus pais na cidade de Potomac, no estado de Maryland nos Estados Unidos. O objetivo do negócio era ser uma consultoria em computação, mas isso mudou quando houve o primeiro lançamento, ainda em 1991, do jogo ZZT.

Tim Sweeney, fundador da Epic Games (Foto: Reprodução/Instagram)

No início do ano seguinte, a Potomac Computer Systems passou a ser chamada de Epic MegaGames para que contasse com um nome mais adequado aos games e teve o reforço de Mark Rein, que é o vice-presidente da empresa até hoje. Ele começou trabalhando de forma remota e tinha o encargo de lidar com vendas, marketing, publicação de ofertas e desenvolvimento de negócios. Foi assim que a Epic MegaGames lançou Dare to Dream, jogo feito por Cliff Bleszinski - que viria a ser diretor da corporação -, e posteriormente adquiriu a Safari Software, também desenvolvedora de games.

Dare to Dream (Foto: Reprodução/YouTube)

Em 1997, a Epic MegaGames chegou a ter cerca de 50 pessoas trabalhando na empresa ao redor do mundo. Um ano depois, houve a realização do lançamento do Unreal, game de tiro 3D em primeira pessoa desenvolvido em conjunto com a Digital Extremes, que depois virou uma série de jogos Unreal.

Já em 1999, a companhia optou por simplificar a marca e virou apenas Epic Games. A decisão, inclusive, ocorreu quando a empresa mudou de sede e foi para a cidade de Cary, no estado da Carolina do Norte, também nos Estados Unidos, em que permanece até o presente momento. 

Como principais destaques dos últimos anos da Epic Games, a corporação adquiriu as desenvolvedoras Psyonix e Mediatonic, responsáveis por Rocket League e Fall Guys, respectivamente. Além disso, a Epic recentemente comprou o terreno do Cary Towne Center, shopping center localizado em Cary, com intuito transformar a área em um campus com escritórios e locais de lazer. A grande construção deve ficar pronta em definitivo apenas no ano de 2024.

Cary Towne Center, shopping center localizado em Cary, nos Estados Unidos (Foto: Mike Kalasnik/Flickr)

Principais jogos

Epic Pinball

Um dos primeiros lançamentos da Epic Games a fazer sucesso, o Epic Pinball foi lançado em 1993 para MS-DOS, sistema operacional usado na antiga linha de computadores IBM PC. O jogo é uma espécie de pinball em formato 2D que, no caso, é visto de cima para baixo em uma janela rolável com gráficos raster simples.

Foto: Reprodução/YouTube

Jazz Jackrabbit

Série de jogos lançada em 1994, Jazz Jackrabbit também foi criado para MS-DOS e depois, já em 2002, ganhou uma versão adaptada para Game Boy Advance (GBA). O conteúdo do game é pautado em cima de Jazz, uma lebre verde que porta a arma de plasma LFG-2000 e vai avançando de diferentes tipos de fase para salvar o planeta Carrotus e a princesa Eva.

Foto: Reprodução/Twitter

Unreal

A franquia Unreal surgiu em 1998, com gameplay voltada ao FPS em primeira pessoa. Apesar da série se notabilizar por ser homônimo da Unreal Engine, motor gráfico que impulsiona jogos e está disponível para licenciamento de outras desenvolvedoras, o jogo ganhou bastante popularidade no início do século XXI e chegou a ter cenário competitivo, com destaque para a presença na World Cyber Games (WCG).

Foto: Reprodução/YouTube

Fortnite

Principal produto da Epic Games, o Fortnite foi lançado em 2017 e progrediu popularmente conforme o passar do tempo. O battle royale pode ser jogado gratuitamente tanto no PC, quanto nas versões mobile.

O game conta com um diferencial importante que envolve um estilo mais cartunizado, colorido e com uma mecânica de construção extremamente exclusiva, além de ser conhecido por disponibilizar grandes quantias de premiações, com a Fortnite Champion Series (FNCS) sendo o principal produto do jogo. 

Além disso, o Fortnite dispõe de diferentes modos, um mapa único e várias skins que são referência na indústria visual do segmento. Muito querido entre crianças e adolescentes, o jogo também segue a linha de um sistema de Passe de Batalha e de loja atualizada diariamente. Confira tudo sobre o jogo aqui.

Foto: Divulgação/Epic Games

Rocket League e Fall Guys

Dois dos jogos recentemente adquiridos pela Epic Games, Rocket League e Fall Guys também são produtos importantes da empresa. O primeiro é um game de futebol em veículos desenvolvido e publicado pela Psyonix, em 2015, inicialmente para Windows e PS4 e depois para Xbox One, MacOS, Linux e Nintendo Switch.

Foto: Divulgação/Rocket League

O segundo, por sua vez, é um battle royale com percursos em que os jogadores precisam alcançar a linha de chegada o mais rápido possível. No caso, Fall Guys foi desenvolvido pela Mediatonic e publicado pela Devolver Digital para Windows e PS4 em 2020 e está planejado para chegar a Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series X/S neste ano.

Foto: Divulgação/Fall Guys

Outros negócios

Unreal Engine

A Unreal Engine é um motor gráfico surgido em 1998, no próprio Unreal, com o propósito de ser um software para programação e criação de jogos. A ferramenta foi criada com o objetivo inicial de operar em jogos FPS, mas passou a ser utilizada em diferentes gêneros e rapidamente ganhou popularidade ao redor do mundo.

A última versão lançada é Unreal Engine 4, em 2014. No entanto, a Unreal Engine 5 já está em fase final de produção e lançamento, que deve ocorrer em 2022 e fará parte de games como, por exemplo, The Matrix Awakens, Black Myth Wukong, Gears: The Coalition, Hellblade 2 e na versão do Fortnite para Playstation 5 e Xbox Series X/S.

Epic Games Store

Foto: Divulgação/Epic Games

Anunciada em dezembro de 2018 com site e aplicativo, a Epic Games Store é a loja oficial da Epic Games voltada para a venda de jogos em mídia digital. Com a Steam, da Valve, como uma das grandes rivais, a plataforma conta com um catálogo básico, lista de amigos e demais funções. Nos últimos tempos, o espaço vem ganhando muito destaque por distribuir jogos gratuitos de forma mensal ou a partir de períodos festivos.

Futuro

A Epic Games registrou “Epic Games Megaverse” no fim de 2021. A marca abrange uma ampla gama de produtos e serviços. Assim como já indica no próprio nome, o termo abrange a visão da empresa para o metaverso, que nada mais é do que uma rede de espaços virtuais 3D em que os usuários podem socializar, trabalhar e jogar. Tudo isso de modo virtual, sem precisar sair de casa de fato.

Com a ascensão e a proximidade da chegada da Unreal Engine 5, a Epic Games deve atingir seu auge nos jogos e provavelmente em um futuro próximo também estará em outras indústrias. Isso porque a nova versão do motor gráfico tem capacidade de não só produzir gráficos extremamente realistas, como também criar mundos digitais inteiros.