Pokémon: Afinal, por que Lavender Town é tão assustadora?

Seria a música realmente amaldiçoada?

Por Helena Nogueira 23.10.2022 16H00

Quando pensamos em locais assustadores dos games, um dos primeiros nomes que vêm à mente é Lavender Town. A notória cidade fantasma de Pokémon Red e Blue ficou conhecida na internet por sua trilha e clima que, curiosamente, destoam consideravelmente do restante do jogo desenvolvido pela Game Freak

Lavender Town é, sim, assustadora por si só. Mas o principal motivo do local ter se tornado famoso é a creepypasta — ou histórias de terror criadas na Internet — contada sobre ele. 

O relato é conhecido como Síndrome de Lavender Town e aborda um suposto surto de suicídios e doenças contraídas por crianças japonesas após o lançamento de Red, Blue e Green em 1996.

De acordo com o rumor, os casos ocorreram após as crianças alcançarem Lavender Town, a sexta cidade do game. Em tese, o tema da cidade na versão Green, que era exclusiva do Japão, continha frequências que apenas crianças e pré-adolescentes conseguem ouvir, por terem ouvidos mais sensitivos. 

Nesse sentido, a estranha e desconcertante música seria responsável pelas calamidades. A creepypasta também afirma que um homem da equipe de efeitos sonoros da Game Freak, conhecido como Satou Harue, teria feito um pacto com um demônio Oni.

Reprodução: Game Freak/Pokémon Company

Depois dos incidentes e a histeria resultante, a Game Freak teria recolhido as cópias de Green existentes e alterado o tema de Lavender town, de forma que ninguém mais fosse afligido pela sonoridade bizarra. 

O relato continua que, em 2010, um “software especial” foi usado para analisar o áudio a notória faixa. O programa teria criado imagens de um fantasma ao lado de uma série de Unown – que, estranhamente, só foram apresentados na geração seguinte de Pokémon. 

Juntos, os Unown da imagem supostamente formavam a frase: “LEAVE NOW” (“saia agora”, em tradução livre). 

Bem, vamos aos fatos. O compositor Junichi Masuda mudou, sim, a melodia de Lavender Town algumas vezes, tornando-a mais animada para Pokémon Gold e Silver. A mudança, contudo, provavelmente não tem a ver com a creepypasta. 

Na segunda geração, a torre Pokémon – casa dos Pokémon de tipo fantasma – foi demolida e substituída pela torre de rádio de Kanto. Sendo assim, o que tornava Lanvender Town “sombria” deixou de existir, o que justifica a música de tonalidade mais alegre. 

Além disso, dificilmente Satou Harue existe, visto que, pelo visto, não há qualquer registro de que alguém com esse nome tenha trabalhado na Game Freak.

A verdade é que a música extremamente calma e arrepiante da cidade de Lavender causou certo impacto nos jogadores. 

LEIA MAIS

A faixa, junto com sua torre sombria (um verdadeiro cemitério Pokémon) e a triste história de Kubone, são as responsáveis por deixarem uma forte impressão nos jogadores. Principalmente aqueles que jogaram quando crianças. 


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook e no TikTok.