Batman: The Telltale Series - "Reino das Sombras" | Crítica

Episódio inicial da aventura acerta ao mostrar mais Bruce Wayne do que Batman

Por Arthur Eloi 03.08.2016 13H13

Anunciado durante o The Game Awards em 2015, Batman: The Telltale Series inicia a empreitada da Telltale Games (The Walking DeadGame of Thrones) entre os super-heróis com um episódio de peso, apostrando em mostrar o lado humano do Cruzado Encapuzado - uma abordagem inédita nos video games que aqui é realizada com maestria.

Batizado de “Reino das Sombras”, o capítulo de estreia introduz o vigilante noturno combatendo invasores na prefeitura da cidade de Gotham, mas rapidamente muda o foco para sua persona Bruce Wayne, mostrando que as ações do Cavaleiro das Trevas são refletidas no dia a dia do excêntrico empresário. Nos momentos iniciais, Wayne tem de convencer possíveis doadores a apoiarem a campanha eleitoral do político Harvey Dent.

Há uma boa separação entre Wayne e o Homem-Morcego, que é refletida diretamente na jogabilidade: Bruce traz uma abordagem mais política, na qual cada linha de diálogo importa e uma resposta fora de hora pode afetar o relacionamento do bilionário com a imprensa, polícia ou povo de Gotham City; já Batman é responsável por todas as cenas de ação do episódio, saindo na mão com hordas de capangas, investigando locais do crime com suas habilidades de detetive ou traçando planos de ataque para invadir o esconderijo de um chefão da máfia.

Ambos os lados andam de mãos dadas e são bem amarrados, com as escolhas do jogador definindo um herói que dá esperança aos habitantes ou causa medo por suas ações brutais; com todos os tons de cinza possíveis entre os dois extremos. Será interessante ver momentos que pedem por saídas sombrias reverberando nos capítulos seguintes.

A Telltale também criou um novo motor gráfico para a série, mas falhou em causar um impacto inicial, com diversos problemas técnicos afetando a experiência. Jogamos o game no PlayStation 4, versão que sofre de constantes quedas de quadros, tornando a jogabilidade engasgada e frequentemente causando erros nos quick time events. Diversos jogadores do PC, tanto nos fórums quanto nas análises do Steam, também apontaram falhas do tipo na plataforma em diversos tipos de configurações diferentes.

Apesar da engine anterior estar ultrapassada, a desenvolvedora garantia desempenho decente na grande maioria de aparelhos, com celulares e consoles como o PS Vita sofrendo dos defeitos que agora são comuns nas plataformas maiores. Enquanto isso incomoda no capítulo inicial, pode acabar se tornando um problema grande futuramente.

Apenas legendado em português, o elenco de dublagem original também é digno de destaque. Troy Baker (Joel em The Last of Us; Delsin em inFamous: Second Son) traz uma atuação única para cada faceta do herói, com uma voz nos moldes de Kevin Conroy, icônico ator por trás do Batman visto na série Arkham da Rocksteady Studios. A dinâmica entre Bruce e o mafioso Carmine Falcone, vivido aqui por Richard McGonagle (Sully na série Uncharted), se torna um dos pontos altos por isso, com Falcone intimidando o jogador em diversos momentos com pouco mais do que palavras e ameaças.

“Reino das Sombras” é um começo forte para Batman: The Telltale Series. Após o fracasso de The Walking Dead: Michonne, o estúdio parece ter investido todo o seu poder de fogo na aventura do Homem Morcego, trazendo para os video games o ângulo humano que faz muitas histórias do herói serem boas.

Batman: The Telltale Series está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC (Steam). O game foi testado em um PlayStation 4. Clique no nome das plataformas para conferir o preço em suas lojas digitais.

Nota do crítico