Após jogar a cidade de Gotham no meio do caos, Batman: The Telltale Series chegou à seus momentos finais com o lançamento de "Cidade de Luz", o quinto e último capítulo da aventura interativa que teve um começo forte, uma metade excelente e uma conclusão cheia de falhas.

Muito se deve ao fato de que "Guardião de Gotham", o episódio anterior, interrompeu uma narrativa que vinha se construindo ao longo de três capítulos apenas para apresentar o Coringa e desenvolver Harvey Dent, em vez de explorar as motivações e origem da antagonista Senhora Arkham.

Assim, a parte cinco tenta erroneamente amarrar todas as pontas soltas sem a profundidade desejada. Dent, um dos arcos mais interessantes da temporada, é deixado de lado em questão de minutos; Selina Kyle também é tirada para escanteio em uma discussão de pouquíssimas palavras. Só Oswald Cobblepot, o Pinguim, ganhou uma sessão e um combate digno - melhor até que o confronto final - mas que não carrega peso algum para o desenvolvimento da história, exceto retomar o cotidiano de Bruce Wayne.

Além disso, a versão brasileira do game sofre com bugs bizarros em "Guardião de Gotham": as legendas são imprecisas, com excesso de informação e falta de sincronia. É muito comum as mesas sequer aparecerem traduzidas. Cenas completas de até dois minutos aparecem acompanhadas de texto e opções de diálogos em inglês.

Ainda assim, a conclusão problemática não ofusca o que foi, no geral, uma série muito competente. A Telltale conseguiu entregar uma aventura inédita na qual a vida de Bruce Wayne sem a máscara importa tanto quanto os momentos em que ele veste o uniforme.

A abordagem inspirada por Corte das Corujas, de Scott Snyder, funcionou muito bem nos capítulos iniciais, sustentada por versões interessantes e carismáticas dos vilões tradicionais do Homem-Morcego. Mesmo eventualmente perdendo a mão, Batman é um começo interessante para as aventuras heróicas do estúdio que tem Guardiões da Galáxia e outras franquias da Marvel nas mãos.

Batman: The Telltale Series está disponível para PlayStation 4, Xbox One, PC, PlayStation 3 e Xbox 360. O jogo foi testado em um PlayStation 4.

Leia mais sobre Batman

 

Nota do crítico