
Xbox Store considerou aumentar margem de lucro para devs, indicam documentos
[ATUALIZADO]: Microsoft diz que nova divisão de lucros não vai acontecer nos consoles
O site The Verge divulgou um documento revelando que a Microsoft planeja - ou, ao menos, planejou em algum momento - aumentar as margens de lucros de desenvolvedores na Xbox Store, tal qual fará a partir de agosto em sua loja de games no PC.
O documento, datado de janeiro, foi revelado como parte do processo envolvendo a Epic Games e a Apple, e mostra que a empresa tinha planos de reduzir seus lucros em transações da Xbox Store de 30% para 12% ainda em 2021.

Procurada pelo The Verge, a Microsoft enviou a seguinte declaração: "Não temos planos de mudar as divisões de receita para jogos de console no momento."
A ambiguidade da declaração pode indicar tanto que não há mais planos de reduzir essa margem, ou que a empresa ainda não está pronta para revelar essa estratégia de mercado.
Atualmente, Microsoft, Sony e Nintendo recebem 30% da receita das compras em suas lojas digitais.
Além disso, documentos da Microsoft também mostram que a proposta de redução das margens de lucro contariam, como contraparte, direitos de transmissão do jogo via streaming pelo serviço xCloud.
Não se sabe se esses planos seguiram em frente, e a empresa não se pronunciou a respeito.
Além disso, foram revelados diversos acordos de exclusividade para os consoles Xbox, incluindo três meses para S.T.A.L.K.E.R. 2, seis meses para os novos elementos de Tetris Effect: Connected, e exclusividade vitalícia para The Gunk.
[ATUALIZAÇÃO]: Posteriormente, a Microsoft disse ao The Verge que não tem planos de mudar sua porcetagem de lucro nos consoles.
"Não iremos atualizar a divisão de para publishers nos consoles", disse um representante, que recusou a responder se planos mudaram, ou houve algum erro nos documentos.