De acordo com o chefe de Xbox, Phil Spencer, o Xbox Series X - nome oficial do Project Scarlett -, contará com retrocompatibilidade desde o Dia 1 (isto é, a data de seu lançamento).

Em uma entrevista para o site GameSpot, Spencer afirma que tinha como objetivo garantir que a compatibilidade com os outros Xbox fosse entregue desde o Dia 1 do próximo console.

"Tenho jogado alguns [jogos de Xbox 360 e de Xbox One] no meu [Xbox Series X] e é tudo para garantir que [esse recurso] estará lá desde o primeiro dia", conta o chefe de Xbox no bate-papo.

O diretor de gerenciamento de programa, Jason Ronald, também conta que a equipe desejava que, não apenas os jogos do Xbox One fossem levados adiante, mas também os serviços do console.

"Queremos que você leve seu legado com você, seja este seu Gamerscore ou sua lista de amigos, suas Conquistas ou seus saves; tudo deve ser levado adiante para que não existam barreiras conforme [entramos na próxima geração]", diz Ronald.

O processo de levar três gerações de consoles para o Xbox Series X deu bastante trabalho, segundo Spencer. 

"Mesmo [a retrocompatibilidade] com os jogos de Xbox One [dá bastante trabalho] porque um dos maiores desafios é queos jogos geralmente são otimizados para os recursos exclusivos de hardware do dispositivo, e essa é uma nova geração de hardware", acrescentou Ronald. 

"É uma nova arquitetura de chip. Ao mesmo tempo, projetamos o hardware [com retrocompatibilidade] em mente, por isso tomamos algumas decisões para tentar diminuir esse trabalho". 

O diretor de gerenciamento concluí afirmando que o que Spencer disse anteriormente: a equipe está tendo bastante trabalho.