Chefe da divisão Xbox na Microsoft, Phil Spencer admitiu durante um painel no E3 Coliseum que a empresa "perdeu contato" com desenvolvedores japoneses – o que explica a oferta reduzida de games do país no console.

"Eu acho que nós perdemos o contato com alguns criadores no Japão", afirmou ao ser questionado por um fã sobre o tema. "Nossa fatia de mercado no Japão é baixa com o Xbox, então os criadores, quando vão para casa, provavelmente estão jogando em outras plataformas".

Spencer destaca, no entanto, que esteve no Japão múltiplas vezes nos últimos anos para se aproximar de times de desenvolvedores e aumentar a oferta de títulos no Xbox. "Essa relação ficou muito mais próxima do que era há três anos", afirmou.

Exemplos dessa aproximação, segundo Spencer, são a presença de jogos como Kingdom Hearts III, NieR e Devil May Cry 5 na conferência da Microsoft na E3 2018 e até a revelação de novas IPs durante a apresentação da companhia, como foi o caso de Jump Force, da Bandai Namco. "Nós estamos fazendo progresso", encerrou.