Na manha de segunda (16), a Microsoft divulgou as especificações completas do Xbox Series X, novo console da companhia que chega ao mercado no final de 2020.

Entre as novidades reveladas para o console estão 16 GB de RAM GDDR6 (em comparação com 12 GB de RAM GDDR5 do Xbox One X) e uma unidade de armazenamento de 1 TB de SSD NVMe.

xbox-one-x-especificacoes
Microsoft/Reprodução

O console também conta com um processador de oito núcleos AMD Zen 2 customizado para a plataforma, com ciclos de 3,8 GHz, uma entrada para expansão de memória de até 1 TB, além de compatibilidade com armazenamento externo via cabo USB.

"O Xbox Series é o maior salto geracional de SOC [System on a Chip, ou 'Sistema em um Chip' em tradução livre] e design API que já fizemos com a Microsoft, e é realmente uma honra para a AMD de ser uma parceira confiável para esta empreitada", declarou o executivo Sebastien Nussbaum, da AMD, em uma atualização do Xbox Wire. "O Xbox Series X será um símbolo de liderança e inovação técnica para esta geração de consoles e propagará a inovação em todo o ecossistema DirectX neste e no próximo ano."

Além disso, como revelado anteriormente, o Xbox Series X contará com 12 teraflops de processamento gráfico e suporte para até 120 fps em 4K.

A atualização da Xbox Wire procurou demonstrar mais do que esta evolução tecnológica quer dizer em ação, com diversas demonstrações técnicas sobre o desempenho de novas tecnologias, incluindo como o DXR (Ray Tracing do DirectX) pode afetar o visual de luzes, sombras e reflexos nos mais diversos jogos, incluindo Minecraft.

minecraft
Microsoft/Reprodução
minecraft
Microsoft/Reprodução

Já o SSD é a peça central da Xbox Velocity Architecture, que permite tempos de loading significativamente mais rápidos do que gerações anteriores, permitindo acesso instantâneo a 100 GB de elementos para desenvolvedores em seus projetos.

"O processador é o cérebro de nosso novo console e a placa gráfica é o coração, mas a Xbox Velocity Architecture é a alma", explicou Andrew Goosen, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Xbox Series X. "A Xbox Velocity Architecture é muito mais do que tempos de loading rápidos. Ela é uma das partes mais inovadores de nosso novo console. É sobre revolucionar como jogos podem criar mundos muito maiores e mais engajantes."

Exemplos das aplicações desta arquitetura vão desde a criação de mundos abertos enormes que podem ser carregados significativamente mais rápido, mecânicas de viagem rápida e até a latência em partidas oinline sendo reduzidas significativamente.

A Microsoft também exaltou como o poder de processamento do Xbox Series X afetará jogos retrocompatíveis, com direito a melhores tempos de início e carregamento, qualidade de imagem, maior resolução e taxa de quadros mais estável.

Por enquanto, o Xbox Series X ainda tem previsão de lançamento para o fim do ano, mas não há informações sobre uma data específica para sua chegada ao mercado.