Divulgação / Fortnite
Microsoft testa liberar partidas online de jogos F2P sem Xbox Live Gold
A função já existe na concorrência faz um certo tempo
A Microsoft está testando uma nova funcionalidade que permite que jogos gratuitos, como Fortnite e Call of Duty: Warzone, possam ser jogados sem a necessidade de uma assinatura da Xbox Live Gold.
A opção está em teste no programa Xbox Insiders, nas builds Alpha Skip Ahead e Alpha. A Microsoft também está testando a implementação de alguns serviços, como Bate-Papo em Grupo e Busca por Grupos, fora da assinatura obrigatória.
A assinatura Xbox Live Gold é necessária para acessar o multiplayer online de qualquer título disponível nos consoles da Microsoft.

A prática sempre foi fonte de críticas, incluindo usuários de PC e dos consoles de empresas concorrentes, como a Sony e a Nintendo. A ascensão dos jogos gratuitos com um sistema interno monetização em suas lojas internas como Warzone e Fortnite só tornou as críticas ainda mais significativas.
Tanto a Sony quanto a Nintendo criaram seus próprios serviços de multiplayer online pago - a PlayStation Plus e o Nintendo Switch Online -, mas as duas plataformas permitem que não-assinantes tenham acesso a estes jogos gratuitos.
A Nintendo, inclusive, especificou e frisou que o seu serviço online para o Switch só seria necessário para jogos da casa e para serviço de sincronização em nuvem de jogos salvos.
Vale notar que, por serem gratuitos para baixar, títulos como Fortnite, Apex Legends e Warzone costumam liderar listas de games mais jogados e populares tanto nessas plataformas quanto na Twitch. Além disso, parte da receita de suas lojas vem da parcela recebida de sistemas de monetização como microtransações.
Por enquanto, ainda não se sabe quando (ou se) a Microsoft adotará oficialmente a política de permitir acesso aos jogos gratuitos para baixar sem a assinatura da Live Gold.