A Microsoft anunciou durante a Tokyo Game Show que o xCloud, também conhecido como Xbox Cloud Gaming, chega ao Brasil nesta quinta-feira (30) a partir das 15h (horário de Brasília).

A plataforma chega em versão Beta como parte do Xbox Game Pass Ultimate e, com esse lançamento, os jogadores poderão jogar mais de 100 títulos de Xbox Game Pass que estão habilitados para a nuvem e localizados para esses países que tenham suporte para PC Windows, celulares, tablets, Android ou iOS.

Isso significa que os jogadores poderão acessar os jogos - mesmo os mais "pesados" - em notebooks de entrada sem configurações gamers ou apenas utilizando um celular compatível.

"Em Xbox, nossa missão é simples: trazer a alegria e o sentimentimento de fazer parte da comunidade de games para todos do planeta. Para alcançar esse objetivo, nós queremos garantir que todos possam se divertir com os jogos que quiserem, aonde e com quem quiserem", diz o anúncio oficial de Xbox Brasil.

Como o Cloud Gaming funciona a partir de consoles Xbox Series X personalizados, isso significa que esses jogos serão reproduzidos em um Xbox na nuvem, proporcionando tempos de carregamento mais rápidos e frame rates aprimorados para a experiência de gameplay.

A Xbox também comentou que, embora o Cloud Gaming tenha suporte a uma variedade de controles, eles queriam garantir que todos os jogadores se sentissem bem-vindos e pudessem jogar mesmo sem ter um controle. Por isso, eles criaram suporte para controle touch em jogos selecionados como Minecraft Dungeons e Hades, e mais jogos que com o tempo receberão o suporte também.

Além do Brasil, o México também recebe o xCloud Gaming hoje, enquanto o Japão e a Austrália recebem os jogos pela nuvem a partir do dia 1 de outubro.

Para saber mais sobre o Xbox Cloud Gaming e como começar a jogar, visite o site oficial.

Até o fim do ano, o xCloud também será disponibilizado para consoles Xbox, o que permitirá jogos do Xbox Series X|S a rodar no Xbox One.