A retrocompatibilidade entre games do Xbox One pode ter sido uma das funcionalidades mais aplaudida pela comunidade gamer quando foi introduzida, mas, na prática, pouquíssima gente realmente usa a função.

De acordo com um levantamento feito pelo Ars Technica, que usou uma API terceira para coletar dados de uso de quase um milhão de Gamertags ativas do Xbox One durante cinco meses, apenas 1,5% de mais de 1,65 bilhões de minutos de jogo no console foi investido em jogos retrocompatíveis.

Em média, isso significa que cada jogador de Xbox One investiu apenas 23,9 minutos em um jogo de Xbox 360 em um total de 1.526 minutos jogados no console durante o período.

A análise levou em consideração mais de 300 jogos retrocompatíveis, dos quais Call of Duty: Black Ops foi o mais popular – jogado por entre três e quatro jogadores de Xbox One a cada grupo de mil jogadores, um patamar semelhante a títulos atuais e populares do console.

Os números identificados pelo levantamento são próximos aos revelados pela Microsoft em 2015, quando a empresa apontou que jogadores investiram um total de 9 milhões de horas em games do Xbox 360 no Xbox One nos cinco primeiros meses de retrocompatibilidade. Com uma estimativa de 19 milhões de usuários ativos de Xbox One na época, o número até pode parecer grande, mas se mostra bem pequeno quando dividido pelo total de jogadores.

É claro, os dados indicam resultados gerais sobre o uso da retrocompatibilidade e não levam em consideração a importância da funcionalidade para jogadores específicos – na prática, pode ser que a função seja muito utilizada por um número pequeno de usuários –, especialmente se levarmos em consideração que há um grupo de jogadores que pode nunca ter tido um Xbox 360 e agora tira proveito de seus jogos através da compatibilidade.

Ainda assim, os número indicam que a tendência é que a função é querida, mas pouco usada por gamers.