Só foi preciso de uma demo na BGS 2023 para Persona 3 Reload virar um dos meus jogos mais aguardados de 2024.

O Persona 3 original, apesar de ser um jogo importante para a evolução da série no que ela se tornou hoje em dia, é também o que mais envelheceu mal em termos de mecânicas, já que a Atlus refinou muitos dos seus sistemas nos títulos seguintes.

Tanto que, dos jogos da série que eu joguei, o terceiro é o que menos me impactou pessoalmente – em parte justamente por ter começado a jogar a partir de Persona 4, e voltar para um sistema pior não ajudou em nada.

Por isso, ter a chance de reviver a história do jogo original, mas com tudo o que foi aprendido desde 2006, é genuinamente animador para mim.

Persona 3 Reload
Atlus/Divulgação

Não só em termos mecânicos, mas estéticos: dos menus até as animações, o estilo visual é claramente pensado para lembrar o de Persona 5, mas adaptado à personalidade mais sombria do terceiro jogo.

A demo que eu testei foi uma simples escalada pelo Tartarus, a misteriosa torre que surge na escola onde os protagonistas estudam durante a chamada "Dark Hour".

Se você tem familiaridade com as mecânicas de Persona 5, a jogabilidade não tem muito mistério: o protagonista e seu time desbravam a torre andar por andar, com "poças" representando inimigos que podem ser atacados, te atacar, ou ser evitados completamente se preferir.

A grande novidade, é claro, é que desta vez você tem controle total dos seus companheiros de equipe, ao contrário do Persona 3 original – de longe a mecânica mais frustrante nesses tempos modernos.

Tal qual Persona 5, a interface, menus e animações durante o combate são um show à parte, e dão uma variedade especial para o combate por turnos.

No geral, antes dessa demo meu interesse em Persona 3 Reload era mais teórico do que qualquer coisa. Agora, a vontade de jogar essa versão cresceu exponencialmente.

Sim, é triste que não tenham trazido a protagonista feminina de Persona 3 Portable, mas o remake promete ter essencialmente tudo que torna a franquia tão especial.

Persona 3 Reload sai em 2 de fevereiro para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series, e vai estar disponível no Xbox Game Pass logo no lançamento. O jogo também vai ser traduzido para português do Brasil.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!