As otimizações que permitirão que Fallout 4 e Fallout 76 rodem à 60 FPS nos consoles Xbox Series X/S, farão isso limitando a resolução dos jogos em 1080p.

Um dos principais argumentos da comunidade gamer para jogar os títulos multiplataformas em PCs em lugar dos consoles quase que de maneira absoluta foi a limitação de hardware dos videogames em exibir os jogos em resoluções e taxa de reprodução de quadros travadas em um nível bem inferior ao de computadores equipados com placas gráficas e CPUs mais novos e atualizados.

Com a chegada da nova geração trazendo tanto Xbox Series S|X e PlayStation 5 com CPUs e GPUs bem mais potentes a de seus antecessores, com processador e chip gráfico AMD de arquiteturas Zen2 e RDNA2 respectivamente, o hardware deixa de ser um problema, ao menos nesse início de geração, e isso trouxe esperança de que títulos queridos da geração passada pudessem ser adaptados para a nova geração sem as limitações de textura e FPS.

De maneira geral, é isso que vem acontecendo conforme as versões atualizadas dos jogos de Xbox One e PlayStation 4 recebem versões otimizadas para seus sucessores, mas, ainda assim, algumas escolhas e sacrifícios acabam sendo necessários com análises de cada caso.

Os títulos da Bethesda quase sempre figuram entre os grandes sucessos, e o anúncio que diversos deles receberiam atualizações para funcionar a 60 quadros-por-segundo em suas versões da nova geração deixou muita gente ávida para reviver aquelas experiências podendo aproveitar texturas mais detalhadas com maior fluidez, e enquanto no caso de Skyrim isso tenha se mostrado perfeitamente possível, simplesmente dobrando o número de quadros-por-segundo para 60 em resolução nativa 4k, Fallout 4 e Fallout 76 não obtiveram resultados muito estáveis nesse cenário.

O número elevado de FPS só é bom de fato quando há uma estabilidade constante de maneira geral, sem que haja picos ou quedas muito bruscos ou muito frequentes, então por mais que destravar os quadros dos 30 FPS sempre pareça uma alternativa interessante, a fluidez fica bem impactada quando o jogo está rodando a 60 quadros e começa a apresentar quedas requentes, mesmo que essas quedas ainda estejam acima dos 30 quadros, e para garantir justamente essa estabilidade a 60 FPS, a escolha da Bethesda foi sacrificar a resolução de 4k, UltraHD, para 1080p, FullHD.

Por se tratar de uma função opcional, o jogador que preferir resolução 4k para aproveitar mais os detalhes das texturas desses mundos ainda poderá fazê-lo mantendo a opção de 60FPS desativada, mas considerando que telas com capacidade 4k de maneira geral ainda não são uma realidade para muita gente, o sacrifício da resolução elevada em benefício de uma movimentação mais suave e natural acaba nem sendo uma escolha, mas um bônus em um cenário cujas limitações vão cada vez mais além simplesmente das capacidades do console.