A Microsoft registrou no Escritório de Patentes dos EUA uma nova tecnologia de inteligência artificial capaz de detectar mecanismos de trapaça em jogos de videogame, dando foco a sistemas fora de jogo.

“Uma plataforma que hospede jogos de terceiros talvez não seja capaz de detectar trapaças que aconteçam neles, mesmo quando conquistas nestes jogos sejam gerenciadas no nível dela”, diz o registro. “Quando um jogo de terceiros notifica a plataforma da conquista imprópria, a plataforma pode recompensar o jogador com um item em reação a esta conquista, recompensando portanto o comportamento trapaceiro.”

A tecnologia proposta pela Microsoft estudará os dados relacionados aos hábitos e comportamentos de jogadores em plataformas como o Xbox Live, incluindo ranking de jogo, conquistas e outros elementos em busca de atividades anormais.

Por meio de um sistema de aprendizado automático (ou machine learning), o sistema poderá não só detectar este tipo de trapaça, quanto aplicar as punições dependendo da recorrência e gravidade dos episódios envolvendo o jogador.

Por enquanto, porém, é difícil saber quando e de que forma este sistema será aplicado a serviços online como o Xbox Live.