A Microsoft compartilhou novos números que falam sobre a economia do Xbox e quanto dinheiro os desenvolvedores que lançam jogos através do Game Pass e no ID@Xbox estão ganhando. Isso é excelente já que a empresa dificilmente divulga valores em relação a esses serviços.

LEIA MAIS

Em uma postagem no blog da Microsoft, Chris Charla revelou que a Microsoft pagou a desenvolvedores e editores “centenas de milhões de dólares” em taxas de licença do Game Pass desde o lançamento do serviço de assinatura em 2017.

“Existem jogos incríveis hoje no Xbox (e outras plataformas!) que nunca existiriam sem o apoio dos membros do Game Pass, e isso realmente tem sido um fenômeno incrível. Garantir que milhões de membros do serviço experimentem alguns dos melhores jogos independentes já criados foi transformador para jogadores e desenvolvedores do Xbox”, disse Charla.

Além disso, também foi divulgado que, desde o início do programa, os desenvolvedores independentes ganharam mais de US$ 2,5 bilhões em royalties, e a receita total gerada pelos parceiros ID@Xbox quase dobrou nos últimos três anos.

O ID@Xbox — programa independente de publicação de jogos da Microsoft — foi lançado em 2013, e Charla disse que quando o programa saiu, a empresa estava sem saber muito o que esperar. Eles então escutaram os feedbacks dos desenvolvedores, desejos e necessidades e aplicaram.

“Inovações como cross-play em outros consoles, por exemplo, vieram diretamente dos parceiros do ID@Xbox. Com base em seus feedbacks e solicitações, fizemos muitas mudanças em nossos sistemas de publicação de back-end e até na estrutura do aplicativo. Essas mudanças podem parecer simples, mas são realmente importantes, pois procuramos permitir que os desenvolvedores independentes enviem seus jogos facilmente para o Xbox e PC”, ressaltou.

A Microsoft também revelou que existem mais de 4.600 desenvolvedores de 94 países inscritos no programa atualmente, e mais de 1.000 se registraram nos últimos dois anos. Além disso, o ID@Xbox conta, atualmente, com mais de 3.000 jogos no catálogo.

Charla também apresentou um novo programa que nasceu do feedback dos desenvolvedores: o ID@Azure, liderado por Nick Ferguson. Ele é para desenvolvedores de qualquer plataforma, de iOS e Android a Switch, PS e PC que desejam usar os serviços de jogos em nuvem da Microsoft em seus jogos.