A Microsoft e Bethesda planejam apresentar mais novidades sobre a parceria formada com a compra da publisher durante os próximos meses - mas fora da E3.

O evento de anúncio que aconteceu dia 11 de março, quinta feira, apresentou algumas novidades sobre os impactos do acordo de compra da Bethesda pela Microsoft, mas focou na repercussão do acordo no serviço de assinatura Xbox Game Pass e Game Pass for PC, com apenas algumas afirmações sobre exclusividade de títulos para os consoles da casa, e sem qualquer novidade sobre anúncios de jogos ou mesmo jogos que já se sabe que estão em desenvolvimento.

Aarn Greenber e Erin Losi, executivos de marketing respectivamente da Microsoft e Bethesda confirmaram, entretanto que já existem discussões sobre futuros anúncios nesse campo.

Segundo Greenber, anúncios desse tipo “historicamente aconteciam durante a E3”, mas com o evento se mostrando cada vez menos visado conforme as próprias publishers se deram conta dos impactos e repercussão na mídia de eventos próprios em formatos majoritariamente online, parece que será esse o caso para os anúncios desse ano.

Mods para Fallout 4 e Skyrim
Divulgação / Bethesda

Apesar da janela mencionada por Losi e Greenberg se limitar ao verão (do hemisfério norte), mesmo período em que acontece a E3, eles serão independentes da exposição, cada vez mais deixada de lado.

Além da ampla janela que pode ir de 20 de junho a 22 de setembro, os representantes da Microsoft e Bethesda afirmaram que é possível que seus respectivos eventos aconteçam no mesmo dia, em sequência, para aproveitar um mesmo hype.

Sobre as exclusividades de títulos para o ecossistema Xbox, Phil Spencer afirmou apenas que os acordos de exclusividade já feitos serão honrados, mas que a intenção da Microsoft é lançar jogos da Bethesda em todas as plataformas que comportem o serviço Xbox Game Pass, o que eliminaria PlayStation 5 e Switch dos planos, mas poderia se tornar uma estratégia da Microsoft justamente para tentar expandir os acordos do Game Pass a outros sistemas.

Quando a Nintendo e Microsoft estabeleceram parceria no passado para diversos projetos criou-se muita especulação sobre a possibilidade do Nintendo Switch receber os serviços do Game Pass, e a afirmação de Phill Spencer enfatizando que os jogos serão exclusivos para “plataformas que suportem os serviços Game Pass” dá margem para que tais especulações voltem a ser pauta num futuro não muito distante.