Microsoft aposta na nuvem com o projeto xCloud, que promete fazer streaming de games do Xbox para qualquer tipo de aparelho, inclusive dispositivos portáteis como smartphones e tablets. E este mercado é um dos principais focos do xCloud no Brasil, de acordo com o diretor de marketing global da marca, Aaron Greenberg.

Em visita ao país durante a Brasil Game Show 2018, que aconteceu de 10 a 15 de outubro, Greenberg afirmou que a empresa está de olho no mercado mobile brasileiro para emplacar seu serviço de streaming de games, que deve iniciar testes públicos em 2019. "No Brasil, a maioria das pessoas têm smartphones. Olhei os dados com a equipe, e 70% dos consumidores com mais de dez anos tem um aparelho móvel. Para nós, a oportunidade de trazer nosso conteúdo a esse público, sem a necessidade de comprar um console ou PC, é uma grande oportunidade", explica o executivo ao The Enemy.

Os dados de Greenberg, de fato, conferem: um estudo da Fundação Getúlio Vargas, de abril de 2018, aponta que o país conta com 220 milhões de smartphones, para 210 milhões de habitantes. E cerca de 70% das crianças entre 10 e 12 anos que vivem em casas com smartphones têm seu aparelho próprio, segundo levantamento do Panorama Mobile Time.

Entretanto, o xCloud pode ter um desafio particular no Brasil: a infraestrutura de internet. Greenberg falou sobre estes problemas, sem dar detalhes específicos. "Estamos trabalhando duro para acrescentar, à nossa estrutura, o suporte a conexões 4G e, futuramente, 5G, mas sabemos que a velocidade da internet varia entre os países. Como nos certificamos de que essas pessoas terão uma boa experiência? O projeto xCloud vai durar muitos anos. Não estamos prontos hoje, mas acho que no futuro há uma oportunidade de trazer games na nuvem em diferentes aparelhos, conexões e estruturas", diz.

Greenberg também ressalta que a Microsoft está bem posicionada em serviços de nuvem, e isso é uma vantagem em relação a possíveis concorrentes em um espaço de streaming de games. "Temos mais infraestrutura de nuvem do que qualquer empresa, e inclusive já temos uma estrutura pronta no Brasil que atende jogos que já lançamos", afirma.

"O mais importante é ter uma ótima experiência. Temos um time de engenheiros que está liderando isso e pensamento globalmente no mercado", conclui Greenberg ao ressaltar o objetivo do projeto, destacado em seu vídeo promocional, de levar games de console a dispositivos mobile por meio de streaming. "Ainda há muito o que resolver em termos de tecnologia. Mas, veja: a retrocompatibilidade não era possível no início do Xbox One. Alguns dos nossos melhores engenheiros - que, inclusive, estão no xCloud agora -, trouxeram a retrocompatibilidade. Fico inspirado pelo que pode ser atingido quando temos algumas das mentes mais espertas do mundo trabalhando, e algumas delas estão trabalhando no projeto xCloud neste momento."