A Rockstar Games anunciou que a coletânea GTA: The Trilogy — Definitive Edition sai em 11 de novembro por pesados R$ 300. Mas, ao menos para donos de Xbox, há boas notícias: a versão remasterizada do clássico Grand Theft Auto: San Andreas entrará para o catálogo do Xbox Game Pass na data do lançamento da coletânea.

Lançado originalmente em 2004, GTA: San Andreas foi o ponto máximo da franquia na geração de PS2 e Xbox, levando a ação para o início dos anos 1990 e trazendo um mapa vasto com três grandes cidades — Los Santos, San Fierro e Las Venturas — além de diferentes áreas (incluindo montanhas, florestas e desertos) e diversas cidadezinhas e subúrbios a serem exploradas.

No jogo, o protagonista Carl Johnson (ou simplesmente "CJ") retornar a sua cidade natal para o funeral de sua mãe. Logo, porém, ele retorna às suas origens ao tentar reerguer sua antiga gangue, Grove Street Families, junto de seu irmão Sweet e parceiros Big Smoke e Ryder.

... E daí as coisas ficam bem mais malucas.

GTA San Andreas
Rocksteady/Divulgação

A nova versão do jogo disponibilizada na coletânea remasterizada promete não só diversas melhorias gráficas e visuais, incluindo melhores texturas, iluminação e efeitos de água e clima nas cidades, como também um esquema de controles modernizado, inspirado no de GTA V.

Outros elementos de qualidade de vida, como rodas de seleção para armas e estações de rádio repaginadas e a possibilidade de reiniciar missões imediatamente após falhar, também serão implementadas.

E, especificamente no caso de San Andreas, a Rockstar também diz que os controles de "drive-by shooting" (atirar de dentro do carro) foram retrabalhados e melhorados.

No Xbox Series X, a remasterização contará com suporte a resolução 4K e taxa de quadros de 60 fps.

A página no site da Rockstar também sugere que a trilogia contará com legendas e menus em português do Brasil, sendo listada como "Idioma Compatível".

Além de Xbox, GTA: The Trilogy — Definitive Edition, que também inclui GTA III e Vice City, será lançado para PC, PS4, PS5 e Nintendo Switch em novembro, com versões para iOS e Android em 2022.