Nesta segunda-feira (28), a Microsoft publicou em seu blog uma notícia incrível para os jogadores de Forza Horizon 5: o jogo agora apresenta suporte à língua de sinais em todas suas cutscenes.

LEIA MAIS

Desde o dia 1º de março, uma atualização gratuita no jogo incluiu suporte para a American Sign Language (ASL) e a British Sign Language (BSL) para as cenas dentro do game.

A Playground Games, desenvolvedora do Xbox Game Studios e a própria Xbox convidaram Cameron Akitt, professor de surdos e consultor de acessibilidade de Londres, quando decidiram incorporar o suporte à língua de sinais no jogo.

A atualização inclui atores da comunidade surda e com deficiência auditiva entrando em partes da história entre dirigir, como pular em desafios, se preparar para uma corrida, conhecer outros jogadores e correr pelo México enquanto os aviões sobrevoam.

“Ter um ser humano na tela explicando esses elementos na língua nativa de uma pessoa (linguagem de sinais, nesse caso), é uma dinâmica diferente que abre novos caminhos. É surreal e fascinante ver um ator surdo fazendo BSL no jogo. É fantástico — outra opção de idioma”, diz Akitt.

Para Jenny Lay-Flurrie, diretora de acessibilidade da Microsoft, sua surdez faz parte de quem ela é. Quando as pessoas lhe dizem que sentem muito por ela ser surda, ela diz que não sente. E, para ela, as legendas nunca transmitirão a profundidade, a semântica, os sentimentos e a emoção que vem da linguagem falada.

“Há tantas pessoas com deficiência e pessoas surdas. E, há muitas portas fechadas todos os dias. E o que quero dizer com isso é que estamos consistente e constantemente lidando com as desigualdades que existem. O fato de eu poder estar no mesmo nível que eles significa que não estou focada em uma porta fechada. Não estou tentando resolver uma desigualdade. Estou presente com minha família e não há nada mais importante para mim do que isso”, diz ela. “Está se comunicando comigo como um indivíduo surdo. Brincar é um aspecto importante da vida de todos, agora, mais do que nunca, muitos continuarão socialmente isolados devido à pandemia”.

A Playground Games tornou a acessibilidade um pilar fundamental de Forza Horizon 5, que ganhou o prêmio Inovação em Acessibilidade no The Game Awards 2021, bem como dois Can I Play That? Prêmios de Acessibilidade no mesmo ano.

“E percebemos que há uma oportunidade de ajudar as pessoas a aproveitar mais nossos jogos adicionando esse recurso”, diz Mike Brown, diretor criativo do Forza Horizon 5. “Essas são as partes principais do jogo que precisam ser preservadas e protegidas”. A equipe também entendeu a necessidade mais profunda desses recursos de acessibilidade. 

Para a Playground Games, o foco na acessibilidade levou a um processo totalmente novo de colocar tudo no jogo e depois testar para ter certeza de que está realmente funcionando corretamente. O estúdio consultou constantemente a comunidade surda e com deficiência auditiva, como Akitt, que eles convidaram para jogar o jogo e avaliar sua reação.

Para Akitt, a atualização abre um precedente para outros estúdios de jogos e para a indústria de jogos em geral. “Isso realmente abre um precedente; ele define uma barra. É muito parecido com um novo território, porque se uma empresa como a Playground pode fazer isso, por que outros grandes estúdios não podem fazer o mesmo?”