A E3 2021 está chegando!

Após um hiato em 2020, a maior feira de games do mundo retorna neste ano, desta vez em formato digital, e com alguns dos maiores nomes da indústria já confirmando presença.

Nintendo, Microsoft, Ubisoft, Square Enix, Bandai Namco e muitas outras gigantes da indústria prometem divulgar mais do que vem por aí no seu catálogo para o resto de 2021, e no futuro próximo.

Como assistir?

O evento acontecerá entre os dias 12 e 15 de junho e, devido às imposições provindas da pandemia do coronavírus (Covid-19), a E3 2021 continuará sendo totalmente digital. Sendo assim, as principais empresas do mundo dos games vão transmitir suas novidades online.

O The Enemy vai fazer a maior cobertura do evento no Brasil e você poderá acompanhar as principais atrações ao vivo e em português no nosso canal no YouTube e Twitch.

Por isso, confira logo abaixo quando vão rolar as principais conferências e apresentações da E3 deste ano:

Summer Game Fest

Antes da E3 2021 começar, teremos o início do Summer Game Fest, evento elaborado pelo apresentador Geoff Keighley que promete trazer uma série de novidades durante o mês de junho, mas que contará com uma abertura especial no dia 10, às 15h (Horário de Brasília).

Por enquanto, não há informações sobre que exatamente será mostrado, mas vale notar que várias publisher já aderiram ao evento, incluindo até mesmo a EA, Activision e Sony, que não estarão na E3.

E, para fãs da From Software, há rumores de que Elden Ring vai aparecer por lá - por isso, fique de olho.

 

Ubisoft

A Ubisoft já confirmou seu evento, o Ubisoft Forward, que acontecerá no sábado que dá início à E3, dia 12 de junho às 16h (Horário de Brasília).

A publisher francesa deve ter uma quantidade significativa de anúncios e novidades no evento, especialmente considerando os atrasos de jogos causados pela pandemia de COVID-19, como Far Cry 6, Rainbow Six Quarantine e o remake de Prince of Persia: The Sands of Time.

Também é possível que vejamos Beyond Good & Evil 2 novamente, e outros títulos ainda não-anunciados da companhia - quem sabe até Skull & Bones dê o ar de sua graça, mesmo adiado novamente.

Devolver Digital

Como já é de praxe a este ponto, a Devolver Digital também fará sua própria conferência, desta vez marcada para o dia 12 de junho, às 17h30 (Horário de Brasília).

O que esperar? Muita bizarrice e jogos independentes que certamente merecem a sua atenção.

Gearbox Software

Ainda no dia 12, a Gearbox Software fará uma apresentação própria, às 18h (Horário de Brasília

Além de ser conhecida pela franquia Borderlands, a empresa tem investido bastante em seu setor de publishing, distribuindo jogos com Risk of Rain 2 e Godfall.

Xbox e Bethesda

A Microsoft confirmou que Xbox e Bethesda farão uma conferência conjunta no domingo, 13 de junho, a partir das 14h.

Uma das maiores notícias de 2020 foi a aquisição da ZeniMax Media, empresa-mãe da Bethesda, pela Microsoft, realizada oficialmente no início de 2021.

Durante a apresentação, a divisão Xbox deve mostrar mais de Halo Infinite, especialmente para acalmar ânimos após a criticada demo vista em 2020, e o posterior adiamento do jogo. Além disso, há jogos como Everwild da Rare, Avowed da Obsidian e o Perfect Dark da The Initiative, que devem ganhar mais detalhes neste ano.

E, é claro, a Microsoft deve salientar ainda mais o Xbox Game Pass como serviço de sucesso e alternativa para os jogadores

Já a Bethesda, a julgar por rumores, deve dar destaque especial para Starfield, seu próximo grande RPG espacial. Um jogo de Indiana Jones foi anunciado recentemente pela MachineGames, mas é difícil imaginar que veremos mais dele tão cedo, e a pergunta que fica é se um novo Wolfenstein será anunciado.

A Arkane e a Tango Gameworks trazem um caso interessante, já que seus jogos - Deathloop e Ghostwire Tokyo - estão previstos para este ano, mas como exclusivos temporários nos consoles para o PlayStation 5.

Square Enix

A Square Enix realizará novamente uma apresentação na E3, pelo visto com grande destaque para sua divisão ocidental.

O Square Enix Presents acontecerá em 13 de junho, a partir das 16h15 (Horário de Brasília), e promete como grande novidade um novo jogo da Eidos Montreal - que, ao que tudo indica, será um game de Os Guardiões da Galáxia.

Além disso, o sumido Babylon's Fall, da Platinum Games, ganhará novidades, assim como Life is Strange: True Colors e a remasterização do primeiro jogo da série.

Na parte dos rumores, é bem possível que vejamos um novo spin-off de Final Fantasy desenvolvido pela Team Ninja, de Ninja Gaiden e Nioh.

Square Enix/Divulgação

Warner/Back 4 Blood

Ainda no dia 13, logo antes do combo PC Gaming Show e Future Games Show, a Warner Interactive fará uma apresentação especial de seu próximo grande lançamento, Back 4 Blood.

Sucessor espiritual de Left 4 Dead criado pelo estúdio responsável pelos jogos originais, o Turtle Rock, Back 4 Blood está previsto para outubro.

PC Gaming Show e Future Games Show

Marcados para domingo, 13 de junho, tanto o PC Gaming Show quanto o Future Games Show são eventos especiais da editora britânica Future.

O PC Gaming Show, como o próprio nome indica, é focado em jogos que serão lançados para computadores, desde games AAA até títulos independentes e até ports aguardados, como foi o caso com o anúncio de Persona 4 Golden em 2020.

Já o Future Games Show é um compilado de diversos jogos para as mais variadas plataformas, e às vezes trazendo mais destaque a certos títulos anunciados anteriormente. No ano passado, por exemplo, este foi o caso de Kena: Bridge of Spirits.

Future/Divulgação

Capcom

No dia 14 de junho, às 18h30 (Horário de Brasília), a Capcom realizará uma apresentação própria na E3 2021.

O showcase promete novidades de jogos que serão lançados em breve pela publisher, incluindo Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin e The Great Ace Attorney Chronicles. Títulos já lançados, como Monster Hunter Rise e Resident Evil Village, também receberão novidades.

Capcom/Divulgação

Take-Two Interactive

Tal qual a Capcom, a Take-Two Interactive - empresa-mãe da Rockstar Games, 2K Games e Private Division - também realizará uma apresentação em 14 de junho, às 17h15 (Horário de Brasília).

Ao contrário dos outros showcases, porém, esta apresentação será um painel dedicada à inclusividade e diversidade dentro da indústria de games, junto de entidades como Games for Change, USC Games, Girls Make Games e Gay Gaming Professionals.

Take-Two Interactive/Divulgação

Nintendo

Após meses de expectativa, a Nintendo fez um novo Direct em fevereiro - e frustrou muitos ao não mostrar muitos dos games mais esperados para o Switch.

E, embora ainda não tenha anunciado nada oficial, é muito provável que a empresa faça uma nova apresentação durante os dias da E3 2021, dando a chance de retificar esta frustração.

E o momento para isso é 15 de junho, último dia da feira, a partir das 13h (Horário de Brasília).

O título mais aguardado é certamente a sequência de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, revelado na E3 2019. Além disso, Metroid Prime 4 teve seu reinício de desenvolvimento há 2 anos, e seria bom ver o jogo em ação no Switch.

Sem falar, é claro, de Bayonetta 3, jogo do qual não se tem notícias concretas desde seu anúncio em 2017.

É possível também que um novo jogo de Donkey Kong seja revelado, a julgar por rumores recentes.

Nintendo/Divulgação

Bandai Namco

Além da Nintendo, em 15 de junho a Bandai Namco também fará uma apresentação própria, que terá início às 18h25 (Horário de Brasília) e, a julgar pelo cronograma, deve durar cerca de uma hora.

O conteúdo da apresentação ainda não foi divulgado.