A DX Gameworks é a nova plataforma apoiada pela Xbox que funcionará como uma facilitadora para desenvolvedoras brasileiras, não apenas criarem seus jogos, mas publicarem esse jogos da maneira mais eficiente possível. A apresentação durante o BIG Festival trouxe detalhes sobre como a DX Gameworks irá trabalhar, inclusive com a possibilidade de treinar e capacitar profissionais brasileiros dos mais diversos setores do desenvolvimento de jogos, além de apresentar quatro títulos já impulsionados por sua infraestrutura. 

Em comunicado enviado a imprensa após o evento a Microsoft acrescentou que Como parte dos investimentos do Xbox em pesquisa e desenvolvimento, o Xbox fez uma parceria com DX Gameworks para apoiar startups com foco no desenvolvimento de jogos no país. Não poderia haver melhor maneira de investir do que apoiar o ecossistema local. A Microsoft está comprometida com o Brasil há mais de 32 anos, e este projeto chega ao mercado para fomentar o empreendedorismo em games no país. Essa iniciativa faz parte do plano Microsoft Mais Brasil, lançado no ano passado, que apoia o crescimento inclusivo por meio da tecnologia”.

Segundo André Freitas, Managing Partner da DX Gameworks, o mote do projeto é "Seu jogo. Nosso sonho.", uma vez que a intenção do projeto é justamente encontrar profissionais não apenas de talento, mas com potencial e criatividade, com boas ideias, e tornar essas ideias. Segundo Freitas, "começar um jogo é fácil, difícil é terminar", e a DX GAMEWORKS ajudará os criadores a identificar o que é necessário para completar seu jogo no nível que é esperado pelo mercado consumidor global.

A DX é apoiada pela Xbox e pela Bertha Capital, sendo também também uma desenvolvedora de jogos, mas com o intuito principal de fomentar a indústria de jogos no Brasil e América Latina, auxiliando estúdios pequenos permitindo que eles tenham um primeiro acesso mais fácil ao mercado até que consigam avançar sozinhos. 

Este auxílio, contudo, é muito mais profundo do que injetar investimentos de capital como de costume, indo desde o treinamento profissional com metodologias diretas e assertivas, capacitando estúdios pequenos oferecendo a infraestrutura DX Gameworks até a publicação dos jogos em diferentes mercados e plataformas, processo similar ao de algumas Aceleradoras de Microempresas, já comum em outros setores, especialmente de serviços.

Por se tratar também de uma desenvolvedora, alguns títulos serão originais, de criação coletiva dentro da DX e royalties revertidos para a própria empresa, permitindo que esse retorno seja utilizado para expandir, contratando mais pessoal e permitindo que mais estúdios sejam impulsionados. 

Daniel Monasterio, cofundador da DX Gameworks, apresentou também sua trajetória desde o início com a Garage 227 Studios e as dificuldades enfrentadas para produzir e publicar um jogo para consoles, conclui dando um breve vislumbre de quatro jogos que já são frutos desse projeto, um deles original e três de estúdios já impulsionados pela DX.

Amazon Quest: A Trip Up The River

Amazon Quest é um jogo rogue-lite de exploração na região amazônica com alguns elementos de estratégia. O jogador monta uma equipe de exploração com microgerenciamento de equipamentos, suprimentos, tripulação, para desbravar a Amazônia do começo do século XX.

Divulgação / DX Gameworks

 

Nanocells

Nanocells, jogo da S.E.R.A. Stúdios, é um shooter futurista com visão de cima para baixo e elementos de estragégia. Projeto ainda está em desenvolvimento e nome pode ser alterado até o lançamento

Among Ruins

Among Ruins, criado pela Vulpe Arcana, é um RPG tático de estratégia e fantasia com inspirações em Final Fantasy Tactics.  

Divulgação / DX Gameworks

Toy Sports

É um jogo independente de Juno Cecilio no formato party-game, até então single-player, mas com a DX Game como publisher será expandido para multiplayer online. Jogo mistura mecânicas de Mário Kart, Fall Guys, Rocket League com toda a estética lúdica de brinquedos.

Reprodução / Twitter @JunoCecilio