De acordo com reportagem do Thurrott, que já acumulou algum histórico em vazamentos ligados à Microsoft, Halo Infinite está passandor por várias dificuldades em seu desenvolvimento - algo que já podia ser inferido com o adiamento do game para 2021. O site afirma que divergências entre os times de marketing e engenharia, assim como os desafios de se criar um jogo para um novo console, estão entre os principais obstáculos enfrentados pela 343 Industries.

O texto conta que as equipes de marketing e programação estão em "dois planetas diferentes". Enquanto o marketing pressiona para divulgar novidades sobre o jogo, os engenheiros estão cientes de que as coisas não vão bem; um dos casos específicos dessas disparidades está na notícia sobre o multiplayer do game, que será gratuito e rodaria a 120 FPS, que veio logo antes do título ser adiado.

Outro grande desafio enfrentado pela 343 é o de se desenvolver um novo motor gráfico enquanto se produz um game para um console que ainda não existe: "Se você está tentando trilhar o caminho de mais resistência para lançar um jogo, essa é a rota perfeita para se tomar - e então você joga o COVID-19 como a cereja no bolo".

Por cima disso tudo, boas porções do desenvolvimento de Halo Infinite estão sendo delegadas a estúdios terceirizados. A prática é comum na indústria, mas fontes do Thurrott apontam que, nesse caso, esse procedimento está passando um pouco dos limites, chegando a causar "dores de cabeças significativas" na produção.

A reportagem menciona até mesmo a série de televisão que está sendo produzida para o canal ShowTime, que já desviou a atenção dos executivos da 343 em mais de uma ocasião.

Caso não sofra novos adiamentos, Halo Infinite chega em 2021 para Xbox Series X; o console tem seu lançamento programado para novembro de 2020.