Números divulgados pela publisher Electronic Arts nesta quarta (9) indicam que o Xbox One vendeu menos de 30 milhões de unidades desde seu lançamento, em 2013 - menos do que o dobro em relação ao PlayStation 4.

Em uma conferência com investidores, o CFO da EA Blake Jorgensen fez a seguinte declaração: “Mudando o foco para nossas expectativas para o ano fiscal de 2019, esperamos que as vendas dos consoles da geração atual da Microsoft e Sony continuem a ser fortes, com a base instalada crescendo para 130 milhões ao fim do calendário de 2018 em relação aos 103 milhões do fim do calendário de 2017.”

Em janeiro, a Sony divulgou que 73,6 milhões de PS4 foram vendidos desde seu lançamento até o fim de 2017 - o que, segundo a estimativa da EA, colocaria o Xbox One na casa dos 29,4 milhões, o que significa que o console da Microsoft tem 40% das vendas de seu principal competidor no mercado.

Em 2015, a Microsoft deixou de publicar os números de vendas do Xbox One, preferindo usar outras métricas como número de assinantes do Xbox Live, mas de vez em quando números extra-oficiais - como é o caso da EA - chegam a ser divulgados.

O Xbox One foi marcado por controvérsias desde seu anúncio oficial no início de 2013, principalmente em relação a seu preço no lançamento (US$ 500), à obrigatoriedade do uso do Kinect e o sistema que dificultava o uso de jogos usados.

Apesar da desvantagem em relação ao sucesso da plataforma da Sony, a divisão Xbox tem procurado mais formas de engajar seu público e tentar chamar atenção de desenvolvedores e consumidores - particularmente após a promoção do executivo Phil Spencer a chefe do setor de games da Microsoft.

Durante o regime de Spencer, o Xbox One recebeu um sistema de retrocompatibilidade para jogos do Xbox 360 e o Xbox original, e também ganhou o Xbox Game Pass, uma espécie de “Netflix de games” onde jogadores têm acesso a um catálogo rotativo de jogos, com direito a grandes exclusivos da Microsoft, como Sea of Thieves e State of Decay 2.

Pelo lado positivo, as vendas do Xbox One cresceram em 15% no primeiro trimestre de 2018 em relação ao ano passado. Mas agora a empresa tem outro grande competidor no mercado, o Nintendo Switch, que vendeu 17,79 milhões de unidades desde seu lançamento, em março de 2017.