Enquanto Gears of War 4 foi uma retomada enxuta e competente da série, mais preocupado em reestabelecer a franquia do que inovar ou expandir, Gears 5 se destaca pela imensa escala.

Em tudo.

O nome mais curto - agora sem o 'of War' - é a única concessão: Gears 5 traz uma longa campanha com cenários gigantescos, uma lista enorme de modos de jogo online, boas mudanças no multiplayer e conteúdo de sobra para explorar logo no lançamento. É um pacote robusto, de grandes ambições e excelente qualidade.

A principal vitrine dessa experiência toda é a campanha, sequência direta dos eventos de Gears 4 e que promove uma substituição importa: JD Fenix sai dos holofotes e quem assume a posição é Kait Diaz, uma das estrelas dessa nova geração de personagens que descobre uma conexão profunda com as origens da franquia.

Essa, aliás, é a tônica da história. Mistérios do passado são explorados e dão vida a novos vilões e dramas. Gears 5 olha para trás a fim de garantir o próprio futuro e isso funciona bem.

A mudança para uma heroína parece ajudar também os arcos dramáticos dos personagens. A trama é previsível, mas tão bem contada e envolvente que é impossível não se importar com Kait, Del, JD, Marcus e o destino de todos eles - especialmente quando o jogo sabe que já fisgou quem está jogando e coloca nervos à prova com uma escolha muito tensa.

Outra grande novidade é a introdução de áreas de mundo aberto na campanha. Dois dos quatro atos da jornada apresentam enormes espaços para explorar com o bote, uma espécie de lancha com esquis guiada por uma prancha presa por cabos - parece um wakeboard.

Essas partes oferecem missões secundárias para encarar, o que rende mais armas e colecionáveis, seja para evoluir habilidades ou aprender mais sobre a história e o mundo de Gears 5.

Não só isso, essas áreas de mundo aberto trazem uma saudável mudança de ritmo, permitindo ao jogador sair um pouco do intenso ritmo frenético de tiroteios tradicional na série. Com uma campanha que beira as 15 horas de duração, acaba sendo bom ter a opção de desacelerar um pouco e explorar com calma ou partir direto pras missões principais.

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Por fim, outro elemento importante da campanha é a participação do robô Jack, um dos três personagens jogáveis na história, ao lado de Kait e Del. Ele conta com diferentes habilidades que podem ser evoluídas conforme se encontra peças especiais pelo cenário e dá certo ar de RPG à ação. Especialmente, Jack possibilita planejar diversas estratégias já que ele pode recuperar energia do esquadrão, buscar armas e munição distantes, deixar os personagens invisíveis e muito mais. Jack garante profundidade e variedade aos combates da campanha.

A única crítica fica por conta do final, que evoca as mesmas emoções do já longínquo final de Halo 2, e é muito repentino. Os capítulos finais seguem em uma escalada intensa e emocionante de eventos e quando parece que algo maior vai rolar... tudo acaba!

Verdade seja dita, porém, a campanha é realmente apenas a vitrine para toda a experiência multiplayer online de Gears 5, que traz uma vastidão de conteúdo raramente vista.

O clássico modo Horda volta refinado e agora na boa companhia do Fuga, que funciona como um 'Horda reverso': em vez de ficar em uma mesma área se defendendo de ondas de inimigos é você e se esquadrão que partem pra cima dos monstros em uma fuga eletrizante. É tudo muito intenso e termina rapidinho, em menos de meia hora.

Junto com o Fuga a principal novidade no multiplayer é a mecânica de heróis. Os personagens agora não são meras skins e vão além do sistema de classes, apresentando agora habilidades diversas, incluindo um especial que demora certo tempo para carregar - uma 'ult', ao melhor estilo MOBA e Overwatch, para ficar só em algumas comparações. Isso traz novas camadas de complexidade e estratégia, especialmente ao Horda, e recompensa esquadrões de amigos que jogam juntos e quem se dedica bastante ao game.

Gears 5 contempla também o retorno de várias modalidades no modo Versus, para alegria de veteranos, e inclui opções próprias também para iniciantes. Não só isso: o combo fica completo com a inclusão de um editor de mapas para o multiplayer, pelo qual é possível criar e compartilhar arenas, um incentivo tremendo à atuante comunidade de Gears.

Abraçando tudo isso existe um sistema de nível com um acervo enorme de conteúdo e a promessa de adições constantes de skins, banners e outros itens cosméticos. Missões diárias e conteúdos que mudam de acordo com as temporadas dentro do game também servem de incentivo para continuar se dedicando ao multiplayer e reforçam o caráter de 'jogo como serviço' de Gears 5, comprometido em continuar expandindo e evoluindo no futuro.

No aspecto técnico Gears 5 é um jogo irretocável, especialmente no Xbox One X, no qual roda liso a 4k e 60fps. O modelo padrão do Xbox One e certas configurações no PC podem penar um pouco em alguns trechos, mas nada que comprometa a experiência de maneira geral.

O game conta também com uma grande variedade de configurações de acessibilidade, como modo para daltônicos, opções para desligar violência e palavrões e muito mais.

Vale elogios também o excelente trabalho de localização first-party da Microsoft, com dublagem de alta qualidade, inclusive sem se privar dos (muitos) palavrões da campanha, e textos longos dos colecionáveis.

Gears 5 é um dos melhores jogos deste ano e um verdadeiro banquete, com uma campanha excelente e um cardápio enorme e variado de atrações no multiplayer online, acompanhado de ferramentas e incentivos diversos para deixar a comunidade de jogadores feliz e ocupada por muito tempo.

É também uma produção que reafirma o talento e personalidade da The Coalition no comando da série. Gears 5 aprofunda ainda mais a mitologia e deixa uma base sólida e variada para crescer ainda mais em inevitáveis continuações.

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Gears of War 5
  • Lançamento

    10.09.2019

  • Publicadora

    Microsoft Studios

  • Desenvolvedora

    The Coalition

  • Gênero

    Tiro

  • Plataformas

    Xbox One

Nota do crítico