De acordo com fontes do site Thurrott, a Microsoft trabalha em dois modelos específicos de seu próximo console: um mais poderoso, equivalente ao Xbox One X desta geração, conhecido pelo codinome Anaconda; e outro mais básico, semelhante ao Xbox One S, chamado pelo codinome Lockhart.

Internamente, a empresa também refere-se a Anaconda como Scarlett Pro, e a Lockhart como Scarlett Arcade. O kit de desenvolvedor do modelo mais poderoso, por sua vez, é chamado de Danta.

O site também diz que, para esta nova plataforma, a Microsoft contará novamente com a colaboração da AMD, que fabricará os chips da nova plataforma, supostamente com base no AMD Zen 2 e arquitetura da próxima geração de placas gráficas da companhia.

Outros projetos da Microsoft são Maverick, o suposto Xbox One sem disco; Roma, um serviço digital que entrega um console com serviços digitais pré-instalados; e Anthem, uma espécie de “Xbox One S” do streaming xCloud.

Por enquanto, a Microsoft não se pronunciou sobre rumores, mas já declarou abertamente estar trabalhando na nova geração de Xbox.