Thomas Mahler, diretor de Ori and The Blind Forest e fundador da Moon Studios, publicou no fórum NeoGAF que o Project Scorpio, versão mais poderosa do Xbox One, será uma "máquina de nova geração." Na publicação, o desenvolvedor também criticou o PlayStation 4 Pro, PS4 mais potente da Sony.

None

"Scorpio é uma máquina de nova geração com o benefício adicional de que todos os seus jogos antigos ainda serão compatíveis," ele disse. "A Microsoft vai precisar trabalhar um pouco para deixar claro que o Scorpio não é uma melhoria meia boca (que o PS4 Pro meio que é...) e sim uma máquina totalmente da nova geração que simplesmente tem retrocompatibilidade com sua biblioteca atual de games."

A posição oficial da Microsoft é que o Scorpio é mais uma versão melhorada do Xbox One do que um Xbox totalmente novo. É possível que Mahler esteja falando em hipérboles aqui, dizendo que o novo console "é como" uma máquina da nova geração, mas também não podemos descartar que ele tenha conhecimento interno da estrutura do hardware, já que a Moon Studios tem um relacionamento próximo à fabricante.

GameSpot conseguiu confirmar que Mahler é, de fato, o responsável pelos posts feitos no GAF.

O Project Scorpio, versão mais potente do Xbox One, foi apresentado na E3 de 2016 pela Microsoft. O foco da máquina será em resolução 4K, e segundo Phil Spencersó quem tem uma tela capaz de apresentar a resolução poderá desfrutar do console.