Sucesso de vendas e crítica, The Witcher 3 prepara o terreno para sua próxima expansão. Blood and Wine (Sangue e Vinho) adicionará quase 40 horas de jogatina extra para os fãs do bruxo caçador de monstros. E não são horas ruins ou só para cumprir tabela. A trama é cheia de referências a tudo que existe do personagem por aí e promete derrubar o queixo dos fãs dos jogos e do lore envolvendo Geralt de Rivia.

À convite da CD Projekt RED, testamos as primeiras horas de Blood and Wine, e logo de cara já fomos apresentados a novos personagens, monstros e mecânicas de combate. Nos acompanhando estava Alex Boiret, Gerente de Localização do game, que esmiuçou todas essas novidades para nós.

None

"Apenas para um critério de comparação de tamanho, a nova área de exploração para Blood and Wine é equivalente a área vista nas Ilhas Skellige, mas sem o oceano em volta", disse Boiret. Olhando do mapa é algo impressionante, e poderia ser facilmente um novo game. "E esse mapa será preenchido com missões principais, paralelas, esconderijos e todas aquelas coisas que o mapa principal de The Witcher 3 continha".

Para adentrar em Toussaint, a nova área do jogo, é necessário aceitar uma missão em Velen. De quebra, já precisamos enfrentar um gigante, mas como testamos uma versão do jogo com nível bastante alto (algo em torno de 35) e com excelentes equipamentos, não pareceu grande coisa. Os novos personagens entregam bem o conteúdo da história com seus diálogos traduzidos para o nosso bom e velho português.

"Geralt é uma figura bastante conhecida na Polônia. São livros, jogos, quadrinhos, ele tem uma história longa e bastante rica. No entanto, para a criação da trama em Blood and Wine não utilizamos nenhuma história já pronta. Tudo que é visto na expansão é da autoria dos nossos roteiristas. Mas não esquecemos o lore criado em volta do personagem, e é claro que vamos nos apropriar de algumas coisas, como é o caso de Regis, que você já encontrou na campanha", contou o gerente de localização.

None

A história da nova expansão se passa em Toussaint, uma província com um tom mais vibrante que o encontrado nas áreas originais do jogo. Geralt é convocado para investigar os assassinatos em série que estão acontecendo na região. A caça pela criatura misteriosa requer uma investigação minunciosa pelos terrenos e corpos mutilados, bem ao estilo CSI Bruxo.

None

As descobertas levam Geralt ao encontro de um velho amigo (bem velho, coisa de séculos atrás) chamado Regis. É legal ressaltar que o personagem é mencionado em livros e contos do herói, mas nunca havia ganhado seu próprio momento até então. "Um jornalista na Polônia, ao associar o personagem ao que é citado nos livros de The Witcher, quase surtou, adorou a iniciativa. Espero que todos possam se divertir com isso e muito mais que a expansão vai revelar", disse Boiret.

Dentre as principais novidades do jogo, agora será possível invadir alguns fortes específicos. Caso o líder da região seja derrotado de antemão, toda a área assume um tom mais brando, facilitando a exploração. O recurso é mais ou menos parecido com o encontrado nos jogos da Ubisoft (Assassin's Creed e Far Cry).

Geralt também terá sua própria casa. O local de descanso do personagem poderá ser reconstruído e aprimorado ao seu gosto, basta que tenha dinheiro para as reformas. Uma sala de jantar aconchegante, manequins para expor suas armaduras, lugar para colocar suas armas na parede, um quarto de hóspedes, uma nova cama, tudo isso pode ser comprado. Deixando a parte estética de lado, também é possível reconstruir um laboratório de pesquisa para a criação de suas próprias alquimias e deixar suas próprias pedras de amolação no quintal.

Em Blood and Wine também será possível pintar a sua armadura com a cor que desejar. "Essa pigmentação colorida você consegue realizando certas missões, daí pode pintar suas roupas com a cor escolhida", contou Boiret, como se dissesse "Você acha mesmo que iria comprar a tinta na loja? Mas é claro que não!".

None

Uma atualização no menu do personagem dará acesso a uma nova ferramenta para os seus mutagênicos. Será possível criar novas sequências mesclando as já existentes e aumentar ainda mais os poderes do seu personagem, já que uma nova janela de habilidades também estará disponível.

Blood and Wine, a última expansão de The Witcher 3 encerra a saga de Geralt de Rivia com maestria. Nada mais coerente para um dos melhores jogos de 2015.